No início da tarde desta quarta-feira (24), os congressistas do 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (41º CIOSP) puderam acompanhar uma programação científica diversificada. Entre os temas abordados, destaque para a palestra “Reabilitação facial: ciência, tecnologia e arte para a recuperação da qualidade de vida”, que foi apresentada pelos palestrantes Dr. Luciano Lauria Dib, professor titular da Universidade Paulista e coordenador do Centro de Prevenção e Detecção de Câncer de Boca da mesma instituição; Rodrigo Salazar Gamarra, diretor de relacionamento externo do Instituto Mais Identidade; e pelo membro convidado Eduardo Felippe Duailibi Neto.
Durante a palestra, eles destacaram as inovações e possibilidades para a reabilitação de pacientes por meio da ciência, da tecnologia e da arte. A reabilitação facial, de acordo com os especialistas, permite a inserção das pessoas na sociedade, além de promover a recuperação da autoestima.
Dr. Luciano Lauria Dib ressaltou o papel das pesquisas de mestrado, doutorado e especialização para a incrementação e aprimoramento dos processos de reabilitação. Segundo ele, elas são um divisor de águas, abrindo novos caminhos na área.
O profissional apontou ainda o ideal comum, o espírito de colaboração em equipe, o conhecimento no campo de atuação e o reconhecimento e valorização do conhecimento alheio como importantes valores para promover o auxílio aos pacientes que precisam de apoio.
“A falta de uma lente pode, por exemplo, comprometer a reinserção de um paciente na sociedade e no mercado de trabalho e impedir a recuperação de sua autoestima. Recuperar a identidade é realmente reintegrar à sociedade, e essa é a maior recompensa”.
Sobre o Instituto Mais Identidade
O Instituto Mais Identidade é uma ONG para reabilitação bucomaxilofacial de pessoas que tiveram a imagem facial afetada por conta de traumas, câncer ou doenças congênitas.