Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

41º CIOSP: Palestra aborda problemas relacionados à articulação temporomandibular

Durante a palestra “Terapias clínicas ou abordagens cirúrgicas das ATMs – Quando indicar?”, apresentada durante o 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (41º CIOSP) pelo cirurgião bucomaxilofacial e responsável pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Edmundo Vasconcelo em São Paulo, Dr. Carlos Assef, foram abordados os problemas relacionados à articulação temporomandibular (ATM), entre os quais o malposicionamento do disco e a função não preservada, que refletem em dor e sensibilidade no ouvido, além do bruxismo em suas formas variadas (primário, secundário, vigília, sono, fásico e tônico) e seus variados graus.  

Importância da anamnese

A importância da anamnese para o diagnóstico nos casos relacionados à ATM foi um dos pontos que o especialista dedicou atenção especial. De acordo com o Dr. Carlos, a anamnese bem feita é a chave para o tratamento. 

“A investigação é muito importante, bem como a forma como se recolhem os dados do paciente. Eu costumo coletar informações de forma pessoal, por meio de uma conversa que possa ser enriquecedora para estabelecer o diagnóstico, pois o bom resultado vem do bom diagnóstico. Assim, podemos estabelecer com precisão o problema e definir a melhor terapia ou intervenção”. 

Outro ponto importante para o tratamento da disfunção da ATM, segundo o Dr. Carlos, é que o profissional não trabalhe de forma isolada. “Muitas vezes precisamos de um neurologista, de um terapeuta. Não podemos nos isolar. Quando entendemos esse mecanismo temos resultados mais satisfatórios”, conclui ele.  

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834