41º CIOSP: relatório do Projeto de Saúde Coletiva é elaborado durante o Congresso

No segundo dia do 41º CIOSP, a comissão organizadora da elaboração do Projeto de Saúde Coletiva, composta por professores doutores de faculdades de Odontologia pública e privada, elaboraram um relatório de Política Nacional de Saúde Bucal e os Municípios, para ser entregue aos poderes públicos.

A estruturação do projeto aconteceu no segundo andar do Expo Center Norte, no auditório de Saúde Pública, e contou com a presença do conselheiro do CROSP, Dr. Marco Manfredini; da coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Doralice Severo da Cruz; e do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

O presidente da APCD, Dr. Wilson Chediek, participou da abertura das atividades junto com as autoridades presentes e reforçou que a entidade da qual está à frente é uma incentivadora desse projeto, que visa garantir melhorias e investimentos de qualidade nos atendimentos odontológicos públicos. Ele também parabenizou a comissão organizadora pela programação de debates que é pensada durante todo o ano.

O Projeto de Saúde Coletiva foi dividido em dois períodos. No primeiro, foi debatida a Lei de Saúde Bucal e novo papel da gestão municipal do SUS (Sistema Único de Saúde), com apresentações do Dr. Geraldo Reple e da Dra. Doralice.

No segundo, foram debatidos os significados e desdobramentos da Lei Federal 14.572/23, para a saúde bucal no SUS, na visão dos conselheiros de Saúde, com apresentações do conselheiro Nacional de Saúde e coordenador do CISB, Dr. Anselmo Dantas; e do coordenador do Movimento Estadual Saúde pela Democracia e Diretor de Saúde da FACESP, Francisco José Carneiro de Freitas.

Os convidados apresentaram pontos sobre os seus temas e abriram perguntas para o público. Ao final dos trabalhos, todas as temáticas debatidas e deliberadas foram concentradas em um documento que será entregue às autoridades governamentais.

A comissão organizadora é formada pelo Dr. Paulo Capel (FSP-USP), Dr. Paulo Frazão ( FSP-FOUSP), Dr. Celso Zilbovícius(FOUSP); Dr. Marco Antonio Manfredini (CROSP), Dr. Luiz Felipe Scabar ( FOUNIP), Dr. José Miguel Tomazevic (FAOA-APCD), Dra. Sofia Uemura ( FAOA – APCD) e Dra. Helenice Biancalana ( FAOA-APCD).