Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

41º CIOSP: Presidente do CFO fala sobre a internacionalização das profissões odontológicas

A troca de conhecimento profissional com outros países é um dos principais projetos revelados pelo Conselho no evento

Um dos principais encontros de odontologia no mundo, o CIOSP, foi o palco ideal para a realização da palestra

“Internacionalização: Novas Perspectivas para a Odontologia Brasileira”, apresentada pelo presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale, na Arena CFO.

Ele revelou que tem trabalhado para que o profissional de odontologia tenha maior acesso às oportunidades fora do país. A ideia nasceu de viagens feitas pelos representantes do CFO.

Relações construídas na Ásia

Dr. Juliano relembrou a visita do conselho à China. Na ocasião, o tesoureiro Claudio Miyake representou o CFO nas interações com a entidade odontológica local e observou que a quantidade de demandas na área da saúde bucal superava o número de profissionais. Já na visita aos Emirados Árabes Unidos, a percepção foi semelhante, havia muita concentração de capital para poucos especialistas. Um fator que chamou a atenção, segundo o presidente, é que a formação do profissional brasileiro não é vista da mesma maneira que um profissional em Dubai, mas que ele acredita que esse cenário pode ser mudado construindo uma relação com estes países.

“Existe a barreira da nomenclatura no reconhecimento do curso no exterior, mas o Brasil também passou a solicitar a comprovação profissional e muitas vezes não reconhecida. É uma barreira que criamos e precisamos superar. Por mais difícil que pareça, essas interações são o primeiro passo”, disse o presidente do CFO.

Participação em congressos na Europa

Entre as viagens citadas, esteve a realizada ao Reino Unido, onde os representantes do CFO concluíram que há espaço para brasileiros no mercado odontológico, mas que a população local enxerga a entrada de trabalhadores estrangeiros como concorrência. Em contraste, o Conselho marcou presença no maior congresso de odontologia do mundo: a International Dental Show (IDS), realizada na Alemanha e onde foi possível fazer contatos e vislumbrar uma boa relação profissional.

Interações nos Estados Unidos e América do Sul

O palestrante mostrou-se feliz em ter tido a experiência de poder estar em clínicas nos Estados Unidos e notar a valorização dos serviços de saúde bucal por parte da população. Ele também contemplou a visita do CFO ao Peru, próximo ao Brasil, contando que sua equipe foi muito bem recebida e percebeu um grande interesse da parte de outros profissionais em colaborar e aprender com os cirurgiões-dentistas brasileiros.

Intercâmbio profissional com África

Por fim, Dr. Juliano afirmou ter tido conversas com a Comissão de Relações Exteriores com o objetivo de facilitar o projeto de profissional e disse ver um grande potencial na relação desenvolvida entre Brasil e Angola, podendo transmitir conhecimento para profissionais angolanos ao enviar especialistas brasileiros.

“A mensagem que eu gostaria de deixar é que possamos estar olhando a odontologia como potencial produto para outros países. Precisamos criar mecanismos de divulgação sobre o serviço odontológico brasileiro, afim de criar vínculo com o restante do mundo”, concluiu Dr. Juliano, anunciando o projeto.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834