O CROSP apoia a Campanha Outubro Rosa

Durante o mês de outubro é papel de todos espalhar a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. E o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) apoia totalmente essa campanha e lembra que se você ainda não fez o exame preventivo em 2022, deve aproveitar o Outubro Rosa para realizar esse ato de amor próprio.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico.

Ou seja, embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença.

Clique nesse link e leia a cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” produzida pelo INCA para facilitar o diálogo entre você e o profissional de saúde. https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/cartilha_cancer_de_mama_2022_visualizacao.pdf

Cuide da sua vida. Cuide de você!