Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Confira 6 dicas para garantir o seu melhor sorriso

CROSP celebra o Dia Mundial do Sorriso destacando as principais orientações para uma expressão mais alegre e saudável

O dia 2 de outubro é destinado à comemoração de uma das melhores expressões de alegria, o sorriso. Celebrado mundialmente na data, o sorriso saudável e bonito é importante tanto para a saúde geral quanto para a autoestima.

A Cirurgiã-Dentista e secretária da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dra. Ana Paula Tanko de Vasconcellos, lembra que um sorriso bonito é muito mais que dentes e gengivas saudáveis, pois ele contribui diretamente para a harmonia da face e para a saúde geral do indivíduo, refletindo diretamente sobre seu bem-estar físico, mental e social e promovendo a autoestima e a qualidade de vida.

Com o objetivo de contribuir para a saúde bucal e conquistar aquele sorriso perfeito e feliz de orelha a orelha, o CROSP reuniu 6 dicas que vão desde os cuidados básicos e essenciais até as alternativas que melhoram o sorriso esteticamente. 

1 – Cuide de sua higiene bucal todos os dias

Manter uma rotina de higiene ainda é a melhor forma de ter um sorriso bonito e saudável. Escovar os dentes todos os dias após cada refeição, utilizando escovas de cerdas macias e de tamanho adequado com creme dental com flúor, diminui o risco de desenvolvimento de doenças dentárias e problemas de saúde bucal.

A complementação da escovação com fio dental entre os dentes e o uso de enxaguantes bucais é primordial, principalmente antes de dormir, pois durante o sono a produção de saliva diminui drasticamente, facilitando a proliferação de bactérias causadoras de cárie e doenças gengivais. 

2 – Mantenha uma alimentação equilibrada

A ingestão de água e de alimentos ricos em fibras como frutas, verduras e legumes crus contribuem para a limpeza mecânica da cavidade bucal e para a manutenção de seu pH, estimulando a salivação e promovendo hidratação celular.

Dra. Ana Paula aconselha a evitar o consumo de refrigerantes e doces, principalmente entre as refeições, pois eles contêm ácidos e açúcares em sua composição que prejudicam o esmalte dental e agridem a sensibilidade de dentes que estejam abrasionados, com erosão ácida ou com exposição radicular. “Vale lembrar que, segundo o Ministério da Saúde, o consumo de álcool, o fumo e a má alimentação têm relação direta com a incidência de doenças e problemas de saúde bucal”.

3 – Faça tratamento ortodôntico, se necessário

Visite o Ortodontista para verificar como estão seus dentes e se há necessidade de corrigi-los. Atualmente, existem diversas modalidades de aparelhos ortodônticos disponíveis no mercado que proporcionam excelentes resultados. Vão desde aparelhos fixos (que podem ser metálicos ou estéticos, convencionais ou autoligáveis, vestibulares ou linguais) a dispositivos removíveis (mecânicos, ortopédico-funcionais, alinhadores e placas para bruxismo, apertamento ou contenção de posicionamento dental).

O tratamento ortodôntico, segundo a Cirurgiã-Dentista, promove a melhora estética da face e do sorriso pelo alinhamento dos dentes, visando também a saúde geral do paciente, buscando a normalização de suas funções de mastigação, respiração, deglutição e fonação, contribuindo ainda para a prevenção do envelhecimento dental e facial.

4 – Invista no clareamento dental, se estiver insatisfeito

Um sorriso com dentes naturalmente claros contribui muito para a beleza e a harmonia facial. O tratamento de clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos, pois além de ter baixo custo, é rápido, seguro e praticamente indolor. Mas vale ressaltar que não existe uma cor natural correta para os dentes, o que existe é uma grande variação da cor natural dos dentes para cada indivíduo, que podem variar de mais claros a mais escuros. 

5 – Fale sobre o uso de facetas com seu Cirurgião-Dentista

Alguns pacientes precisam de tratamentos mais invasivos para alcançarem dentes claros e bonitos, como a confecção de facetas e laminados na parte externa dos dentes, indicada para dentes escurecidos, desgastados, fraturados ou com alterações de forma e tamanho. “Embora seja um tratamento seguro e relativamente rápido, possui maior custo e complexidade, necessitando de maior cuidado e colaboração do paciente para a sua integridade e manutenção”.

6 – Visite regularmente o Cirurgião-Dentista

Procure regularmente um Cirurgião-Dentista a cada seis meses para uma avaliação criteriosa de sua saúde bucal.

Este profissional está apto para lhe solicitar exames, para realizar a limpeza especializada de seus dentes e para identificar e diagnosticar doenças e problemas odontológicos, tratando-os o mais precocemente possível, evitando dessa forma a ocorrência de complicações mais graves.

Lembre-se que somente um Cirurgião-Dentista poderá indicar e executar os procedimentos citados neste artigo.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834