Fiscalização do CROSP atua mediante denúncia de exercício ilegal da profissão em Ribeirão Preto

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), no cumprimento de suas atribuições legais, em razão de denúncia anônima sobre suspeita de exercício ilegal da Odontologia praticada por estudante atuando em estabelecimento odontológico na cidade de Ribeirão Preto, encaminhou sua equipe de Fiscalização ao local no sábado, 25/3/2023.

No estabelecimento foi verificada a presença de duas pessoas (um homem e uma mulher) paramentadas com luvas, máscaras e jaleco em atendimento.

A Fiscalização do CROSP solicitou a apresentação da cédula de identidade profissional de ambos, entretanto, somente a mulher apresentou.

Ao ser abordado, o rapaz, que é estudante, imediatamente iniciou retirada das luvas, jaleco e máscara e, inclusive, tentou retirar-se do estabelecimento.

Diante dos fatos, a Polícia Militar e a fiscalização da Vigilância Sanitária foram acionadas para as averiguações e providências pertinentes. Posteriormente, foi feito o registro do boletim de ocorrência pelo delito previsto no art. 282 do Código Penal.

O CROSP adotará providências administrativas pertinentes à averiguação necessária do caso e reforça que o exercício regular da profissão, da se apenas a partir da inscrição do profissional ou da empresa no Conselho.

O CROSP tem vários meios para você denunciar irregularidades no exercício da Odontologia.

– Fale conosco, disponível no site do CROSP (link na bio);

– Carta endereçada à sede do CROSP na Avenida Paulista, 688 – térreo, Bela Vista, São Paulo, CEP 01310-909;

Pessoalmente na sede ou em uma das seccionais do CROSP, com agendamento prévio pelo CROSP Atende (link na bio).

Lembre-se que as denúncias enviadas por meio dos canais mencionados acima são consideradas anônimas e, dessa forma, o denunciante não pode acompanhar o expediente de fiscalização e eventual processo ético.