Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Cirurgiões-Dentistas e pesquisadores brasileiros participam de Congresso Internacional de Laserterapia na Polônia

Um grupo de 33 Cirurgiões-Dentistas e pesquisadores brasileiros participará do 17º Congresso Internacional da Sociedade Mundial de Laser para Odontologia (WFLD), que será realizado de 14 a 16 de abril, em Wroclaw, na Polônia. É a maior delegação a marcar presença no evento, que deverá receber cerca de 300 congressistas de mais de 20 países.

Dentre os profissionais brasileiros que irão para a Polônia, 26 são do estado de São Paulo. Todos foram convidados pelo atual Secretário Geral, Coordenador do Comitê Científico e ex-presidente da WFLD (2012-2016), o Professor Doutor Aldo Brugnera Junior, que também é membro da Câmara Técnica de Laserterapia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), professor da Universidade da Universidade Liege (Bélgica), editor sênior da Revista Photomedicine and Laser Surgery (EUA) e pioneiro no ensino e pesquisa científica do laser no Brasil.

Em visita ao presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, o especialista falou sobre a importância do evento internacional para os profissionais da Odontologia. Além disso, também contou um pouco sobre sua trajetória na pesquisa sobre o laser, seus mais de 30 anos de experiência na área, oito livros e mais de 150 trabalhos científicos publicados. Inclusive, presenteou o Dr. Braz com dois de seus títulos.

Sobre a maioria esmagadora de Cirurgiões-Dentistas paulistas que defenderão as suas teses no Congresso, o Dr. Aldo Brugnera enfatizou: “No Brasil, nós temos alguns centros de pesquisa de Laser, mas tudo começou em São Paulo com o centro de laser da UniCastelo e, depois, com o surgimento do Departamento de Laser da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD). Hoje, a APCD já recebeu vários congressos da especialidade e existem diversos centros de pesquisas espalhados pela USP, pela UNESP e outras universidades do interior paulista. Então, podemos dizer que o estado de São Paulo norteia o nível brasileio no ranking mundial de ensino e publicação científica na área de laser aplicada à Odontologia. O Brasil, nesse tocante, inclusive, é um dos países que mais produz e é reconhecido no exterior”.

Temas importantes

Esse ano, o Congresso será sobre Laser e Health Science (Laser na Ciência da Saúde). Segundo o Dr. Aldo Brugnera, a Odontologia hoje faz parte do grande arsenal de conhecimento necessário para o tratamento de um paciente quando falamos de medicina integrada.

 

A Universidade de Harvard, por exemplo, há seis anos considera a Odontologia e a Medicina como uma mesma área de atuação. Inclusive, 35% das patologias são originadas por bactérias da cavidade bucal. Nesse sentido, o Congresso busca ampliar o uso do laser e abordar um pouco mais a sua aplicação nas outras áreas dentro do conhecimento da saúde.

Outro tema pautado pelo Congresso da Polônia é discutir o potencial do laser de substituir determinadas medicações com um custo zero, afinal, o único custo relacionado é o do próprio equipamento. Dentro da Odontologia Hospitalar, o laser apresenta uma mudança de paradigma, ao passo que apresenta um potencial de atuar de forma sinérgica como um instrumento de prevenção e cura de lesões bucais. Nesse sentido, o laser oferece possibilidades de tratamento que as técnicas convencionais não oferecem, como um pós-operatório mais rápido, redução da dor e aumento do processo de cicatrização. Além disso, o laser auxilia nos tratamentos de infecções de garganta, de modo a, inclusive, evitar o uso de antibióticos.

Por fim, o presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, parabeniza o estudo e dedicação do Dr. Aldo Brugnera por levar a Odontologia e a Laserterapia brasileira a um ponto de referência e respeito internacional. “Desejo boa sorte a todos os pesquisadores que apresentarão os seus trabalhos no Congresso, que visa o desenvolvimento científico sempre como um meio de promover avanços e melhorias no que tange à saúde bucal e qualidade de vida da população”.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834