Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Curta o carnaval, mas sem esquecer da saúde da boca

O carnaval é um dos feriados mais esperados pela população brasileira e pelos turistas que viajam ao país. É a época em que a maioria das pessoas se jogam em festas de rua e aproveitam para curtir o pré, o carnaval e o pós. Também é um período em que os hábitos de higiene bucal podem ser deixados um pouco de lado. Pensando nisso, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) reforça a importância de tentar manter o hábito durante o feriadão e dá algumas dicas para quem for cair na folia.

O cirurgião-dentista especialista em Periodontia e Implantodontia, Dr. Ricardo Jahn, alerta que, em um mundo ideal, seria fundamental levar um kit de higiene bucal, com escova pequena, creme e fio dental. “É importante praticar uma boa higiene antes e depois dos bloquinhos, com uma boa escovação e reforçar o consumo de água. Mas, o ideal mesmo é que essa pessoa mantenha a saúde bucal em dia, durante os 365 dias do ano”, diz.

Ele ressalta também, que diminuir ou evitar o consumo de doces, álcool, tabaco, bebidas ácidas e beber bastante água contribuem para manter a boca saudável nesse período. De acordo com o Dr. Jahn, alimentos doces e ácidos vão modificar e desequilibrar o pH da boca, já água ajuda no aumento de salivas, o que protege e mantém esse pH.

“Outra dica é: quando a pessoa já tem os dentes com algum déficit, está em algum tratamento que necessita de proteção ou que esteja com algum ponto de fragilidade, ela pode conversar com o cirurgião-dentista para que ele indique um protetor bucal, esportivo ou de acetato. É uma medida bastante interessante para o paciente, que vai muito bem nessas situações, protegendo também de acidentes, como bater o dente e provocar uma fratura”, recomenda Dr. Ricardo Jahn.  

Cuidados com beijo também é um alerta. Segundo o especialista existem diversas infecções respiratórias que podem ser transmitidas pela boca, a Covid-19, que ainda está circulando, em menor quantidade, é um dos exemplos. “Há infecções respiratórias, lesões de herpes labial, o que acontece geralmente com contato direto, pelo beijo. As lesões de herpes têm várias fases e o cirurgião-dentista pode identificar qual é. A mononucleose (conhecida com a doença do beijo) também pode ser transmitida e é bastante comum, pois é um vírus de fácil propagação. Ou seja, é possível a transmissão de milhares de micro-organismos, o que leva a mais um motivo para manter a higiene bucal”, explica.

Há, também, pessoas que usam os dentes como ferramenta, seja para abrir garrafas ou outros objetos, o que é totalmente não recomendado pelo cirurgião-dentista, que adverte sobre usar os dentes para abrir sachês de catchup, mostarda ou maionese, por exemplo. Ele faz um grande alerta sobre esse assunto, já que essa prática pode causar um trauma ou fratura dental, além de poder prejudicar o esmalte do dente. Sendo assim, ele orienta que havendo qualquer lesão no dente, o cirurgião-dentista deve ser procurado imediatamente.

Mais um ponto reforçado pelo Dr. Jahn é em relação à importância do uso de protetor labial com fator de proteção UVB e UVA, por conta da exposição ao sol. Ele é um grande aliado na prevenção do câncer de lábio.

Por isso, para curtir o carnaval sem comprometer a saúde da boca, Dr. Ricardo Jahn recomenda, além de consultas regulares com o cirurgião-dentista, beber bastante água, diminuir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, evitar comidas e bebidas ácidas e fazer, antes e depois da folia, uma boa higiene bucal.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834