Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

CROSP participa da celebração dos 20 anos do Brasil Sorridente

O Programa Brasil Sorridente completou 20 anos em 2024, e, para celebrar a data, nos dias 13 e 14 de junho, o Ministério da Saúde promoveu, em Brasília, um seminário para debater a expansão do acesso aos serviços de saúde bucal através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) esteve representado pelo conselheiro Dr. Marco Antonio Manfredini, também estavam presentes no evento, o Prof. Dr. Paulo Frazão, da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) e o Prof. Dr. Celso Zilbovicius, da Faculdade de Odontologia de São Paulo (FOUSP).

Mais de 100 participantes compareceram, como representantes de outros Conselhos Regionais do país, coordenadores estaduais de saúde bucal, representantes dos Conselhos Regionais e CFO de todos os estados, Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e autoridades municipais, estaduais e federais. A Ministra da Saúde, Dra. Nísia Trindade; a Coordenadora de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Dra. Doralice Severo da Cruz; e a Secretária de Informação e Saúde Digital (Seidigi) do MS, Dra. Ana Estela Haddad, também compareceram ao evento. 

A ministra Dra. Nísia Trindade reforçou que o governo federal tem priorizado a saúde bucal no SUS. “Com a prioridade dada a essa política, conseguimos uma ampliação e isso passa pela questão da priorização no orçamento”, disse.

Assim, a ministra ressaltou os dados de investimentos do governo federal para a saúde bucal, viabilizando mais de 6 mil novas equipes de saúde bucal, 100 novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e a expansão do custeio para especialidades nos CEOs, aquisição de 300 novas Unidades Odontológicas Móveis, incentivos para adesão dos estados e municípios com reajustes repassados da ordem de 188% para o CEO e de 74% para equipes de saúde bucal. O investimento foi superior a R$ 200 milhões para a aquisição de equipamentos, conforme divulgou o MS.

Evento

No primeiro dia, o Prof. Dr. Paulo Frazão participou do lançamento do Guia de Recomendações da Fluoretação das Águas no Brasil. Já a Dra. Ana Estela apresentou a interlocução entre a saúde bucal e a Secretaria de Informação e Saúde Digital, em que se discutiram diversos assuntos relacionados à telessaúde e teleodontologia.  

Foram divulgados os indicadores de monitoramento de saúde bucal e estudos de custos em Odontologia, além da reunião de quatro Grupos de Trabalho (GTs) temáticos.

No segundo dia, foram apresentados os dados preliminares do levantamento epidemiológico de saúde bucal, o SB Brasil 2020, exposto pela equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834