A Odontologia na prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Neste mês de julho, o Sistema Conselhos de Odontologia evidência a importância da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, “Julho Verde”, cujo objetivo é alertar e ampliar o número de diagnósticos precoces, com o intuito de evitar e minimizar óbitos e mutilações graves, como fala, alimentação, visão, audição e cognição, entre outras.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registrou em 2023 mais de 39 mil casos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo na soma, os cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe.

Diante desses dados, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Conselhos Regionais apoiam a campanha “Julho Verde”, pois a falta de informação pode retardar a busca por assistência e agravar a doença. É importante destacar também o papel do Cirurgião-Dentista na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, visto que os diversos sintomas se manifestam na cavidade oral, na face e na região de orofaringe dos pacientes.