40º CIOSP: CFO destaca a possibilidade de atrair turistas para tratamentos odontológicos no Brasil

Foto: Cyndi Diniz

Na abertura da 40ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), o Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale, deu boas-vindas ao congressistas e abordou, em seu discurso, o projeto de transformar o Brasil em um ponto de turismo da saúde.

Segundo ele, a ideia de trazer pacientes do mundo todo para fazer tratamentos e cirurgias odontológicas no Brasil já está em discussão no Senado e tem o potencial de absorver grande parte da classe odontológica, promovendo uma reestruturação conceitual do profissional da Odontologia.

“Este projeto estava em andamento antes da pandemia e nós já havíamos feito alguns contatos em outros países, como a China, por exemplo. Recentemente, tivemos um café da manhã no Senado, promovido com o objetivo de instituir de alguma forma um turismo da saúde. Trazer pacientes de todo o mundo para realizar tratamentos odontológicos no Brasil, com os melhores profissionais, os melhores materiais e os melhores equipamentos”.

Além disso, o Dr. Juliano argumentou que o Brasil já é visto mundialmente como um destino turístico para cirurgias e tratamentos na área da saúde. “Nesse sentido, é possível também mudar o conceito do atendimento odontológico brasileiro, de modo a capacitar a classe para destinar tratamento ao turistas que vierem ao Brasil não só para desfrutar das nossas maravilhas, mas também para investir o seu tempo em bem-estar e saúde bucal”.

Outro ponto relevante, segundo ele, é a excelência da Odontologia brasileira em relação à quantidade e qualidade de Cirurgiões-Dentistas formados. “Hoje, o país conta com cerca de 368 mil profissionais em atividade, que são referência de conhecimento e técnica ao redor do mundo. Transformar o Brasil, portanto, em um ponto turístico para tratamentos de Harmonização Orofacial e aplicação de resinas e lentes de contato dental, por exemplo, pode pavimentar um futuro próspero para a classe”.

O Presidente do CFO finalizou agradecendo a presença de todos, destacando a importância do CIOSP para o avanço da classe e reforçando um chamado para que todos contribuam com o fortalecimento da Odontologia em todo o Brasil.