Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

40º CIOSP: Atualização em biossegurança no contexto pandêmico atual é tema de palestra

Foto: Keiny Andrade

A programação científica do 40º CIOSP está bastante variada. Nesta quarta, um dos temas abordados foi “Atualização em biossegurança no contexto pandêmico atual”, discorrido pela Biomédica, Microbilogista e Cirurgiã-Dentista, Dra. Lusiane Borges.

Durante a sua explanação, ela ressaltou a importância de realizar corretamente os procedimentos relacionados à limpeza/higienização dos equipamentos, bem como à qualidade dos produtos; melhor tipo de água a ser utilizada (potável ou filtrada) na boca do paciente; tipos de detergente (enzimático, neutro e alcalino) ao processamento de artigos. 

“Lavar os instrumentos não tem nada a ver com a lavagem de louças. A limpeza dentro da Odontologia Hospitalar precisa mudar e já está mudando”. De acordo com a especialista, a limpeza automática é exponencialmente melhor e maior que a manual.

Além de falar sobre a importância da correta higienização e esterilização, Dra. Lusiane lembrou diversas vezes os congressistas sobre o potencial das bactérias: são mais de 500 espécies que povoam no instrumental. Em tempos de pandemia, segundo ela, o tema adquire relevância ainda maior. “Trata-se de uma sujividade não visível. Por isso, é importante realizar os procedimentos de forma correta. As bactérias têm o poder de se encapsular e protegerem-se dentro delas mesmas. A presença de matéria orgânica fornece proteína ao micro-organismos, formando assim o biofilme. Quanto mais tempo se leva para esterilizar, mais espesso ele se torna”.

Por fim, a Cirurgiã-Dentista alertou para a importância de estar sempre atento aos novos protocolos de biossegurança e de investir sempre em bons materiais para promover a esterilização.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834