CIOSP: cerimônia de abertura marca a volta do evento em formato presencial

O prefeito de São Paulo, presidentes dos Conselhos Regionais e das instituições mais importantes da classe Odontológica participam da solenidade

Fontos: Keiny Andrade

Depois de cerca de dois anos sem ser realizado presencialmente, um dos maiores eventos internacionais da Odontologia mundial, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), teve início nesta quarta-feira (29). Para simbolizar o começo dos trabalhos, o corte da fita cerimonial marcou a abertura da solenidade e, em seguida, as autoridades se reuniram no Auditório Elis Regina – Distrito Anhembi – para composição da mesa e cumprimentos aos participantes.

O prefeito da capital Paulista, Ricardo Nunes, abriu as falas e reforçou a importância do Congresso, citando que é um dos maiores do mundo e, também, sua relação próxima com a Odontologia, pois sua filha Mayara Nunes é cirurgiã-dentista. “Ter aqui em São Paulo um dos maiores congressos de Odontologia do mundo é fundamental. Então, não é por acaso que esse congresso acontece aqui. Na cidade (São Paulo), temos 14 faculdades de Odontologia. Em nossa rede municipal, 5.230 profissionais da área de Saúde Bucal trabalham em nossos equipamentos. Temos 7 UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) com 24 horas de serviços odontológicos e, também, 425 UBSs (Unidade Básica de Saúde) com atendimentos Odontológicos”. Nunes encerrou dizendo que espera que o Congresso possibilite a ampliação do conhecimento e de novas tecnologias aos profissionais.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale, cumprimentou as instituições presentes que colaboram com a evolução da Odontologia, parabenizou os organizadores do CIOSP e citou que o CFO é a representação do cirurgiões-dentistas no país.

Dr. Braz Antunes de Mattos Neto, presidente do CROSP, disse o quão fundamental é o CIOSP para os profissionais da área. “Aqui é onde a família da Odontologia se faz presente. O destaque são os cursos, palestras e aprimoramentos científicos, com os quais a população será a grande beneficiada. Durante quatro dias São Paulo torna-se a capital da Odontologia”.

O presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) – organizadora do Congresso – Dr. Wilson Chediek, manifestou sua alegria pela realização presencial do CIOSP, depois do adiamento do evento em janeiro, em caráter de urgência, por conta de mais uma alta em casos de covid-19. Ressaltou a relevância do Congresso e o fato de ser um evento gratuito que visa o aperfeiçoamento dos cirurgiões-dentistas, sendo o maior Congresso de Odontologia do mundo. “Vocês terão à disposição 3.500 lugares simultâneos, com palestras e cursos totalmente gratuitos para categoria profissional”.

O presidente da APCD agradeceu a parceria com CFO e homenageou o presidente da entidade em nome de todos os Conselhos Regionais.

Até o próximo sábado (2), o CIOSP reunirá mais 240 expositores nacionais e internacionais e cerca de 90 mil inscritos, no Distrito Anhembi. São 76 mil m² de estrutura, o que corresponde a quase dez campos de futebol.

Participaram da solenidade de abertura

O presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Dr.Wilson Chediek; o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Dr. Silvio Jorge Cecchetto; prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o secretário da saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorenstein; representando o Ministério da Saúde, Rafael Câmara Medeiros; o vereador e Conselheiro Suplente do CROSP, Marcelo Messias; o presidente do CFO, Juliano do Vale; o presidente do CROSP, Braz Antunes Mattos Neto; o secretário municipal da Saúde, Dr. Luiz Carlos Zamarco; representando a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), Paulo Henrique Fraccaro; representando a Federação Nacional dos Odontologistas, Fabiano Augusto Sfier de Mello; e o presidente em exercício da Associação Paulista dos Municípios, Marcelo Fortes Barbieri, entre outras autoridades.