São Paulo faz aniversário e a história da cidade une-se à do CROSP

São 469 anos de história e evolução. Nesses mais de quatro séculos, a cidade renovou-se e tornou-se um dos maiores centros da Odontologia do mundo!

A história dos últimos 57 anos do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) está direta e indiretamente ligada à história da própria cidade de São Paulo, que neste dia 25 de janeiro comemora 469 anos. E nada poderia ser mais marcante que estarmos fincados, desde então, em um dos grandes símbolos da Capital, que é a Avenida Paulista. É de lá que testemunhamos o crescimento da cidade e de seu povo, ao mesmo tempo que também nos desenvolvemos e vimos de perto a evolução da Odontologia e dos seus profissionais. E isso muito nos orgulha.

Atualmente, a capital paulista conta com mais de 36 mil Cirurgiões-Dentistas, o que corresponde a cerca de 34% dos profissionais de todo o Estado de São Paulo. Somam-se, ainda, quase 3 mil Técnicos em Prótese Dentária (TPD), 1,8 mil Técnicos em Saúde Bucal (TSB), 500 Auxiliares em Saúde Bucal (APD) e 8 mil Auxiliares em Saúde Bucal (ASB). São números que expressam a importância da Odontologia para manutenção da saúde do paulistano e, especialmente, da saúde bucal.

Importante ressaltar que, para que uma cidade cresça e se desenvolva, o investimento em áreas como infraestrutura, moradia, transporte e saneamento básico é fundamental. Porém, o investimento em saúde é essencial e imprescindível.

Nós, Cirurgiões-Dentistas, sempre reforçamos a importância de manter os cuidados com a saúde bucal, já que ela influencia na saúde sistêmica das pessoas. Por isso, ao longo dos anos vimos o número de inscritos crescer, seguindo o ritmo da própria cidade de São Paulo e de seus habitantes.

A evolução da maior cidade da América do Sul – e uma das maiores metrópoles mundiais – promoveu também o crescimento e a valorização da Odontologia, que sempre foi e continuará sendo uma das missões do CROSP. Dar voz e visibilidade à profissão, à medida em que a cidade se agiganta e moderniza, é gratificante. E isso reflete-se na formação e especialização dos nossos profissionais.

Só para ter uma ideia, os primeiros cursos de graduação em Odontologia de São Paulo, lá em 1900, eram unificados ao curso de Farmácia, sendo separados só em 1962. Atualmente, a cidade reúne 14 instituições que formam novos profissionais em Odontologia. O CROSP atua em conjunto com as universidades e escolas técnicas no registro de novos cursos na área, buscando sempre a formação de profissionais éticos e responsáveis.

Outro ponto que faço questão de ressaltar é o reconhecimento à importância do profissional da Odontologia dentro do sistema de saúde pública e privado da cidade de São Paulo, o que ficou ainda mais evidente durante os mais de dois anos de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Entre os Cirurgiões-Dentistas que atuam na Capital, muitos destacaram-se pelo incrível trabalho que fizeram tanto em relação às pesquisas científicas quanto ao atendimento em consultórios e hospitais.

E, por falar em sistema público de saúde, vale lembrar que a cidade também se sobressai com os atendimentos odontológicos ofertados na rede pública, hoje presentes nas cerca de 80 Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos hospitais que atendem urgências ligadas à Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, na Odontologia Hospitalar e, ainda, os Centros de Especialidades Odontológicas.

Enfim, é aqui, na capital paulista, que estão alguns dos mais avançados estudos em Odontologia do mundo, com destaque para novas tecnologias e metodologias aplicadas às mais variadas especialidades.

É por isso que queremos continuar escrevendo histórias que se somem e contribuam para a representatividade desta cidade que tanto amamos. Garantindo mais acesso à saúde bucal e formando cada vez mais bons profissionais.

Em nome da classe Odontológica do Estado, parabéns São Paulo. Desejo sucesso e prosperidade a esse novo ciclo da nossa cidade!

Dr. Braz Antunes

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.