Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

CROSP participa do lançamento da 2ª edição do Manual de Parâmetros e Recomendações para Procedimentos Bucomaxilofaciais do CBCTBMF

Na manhã desta quinta-feira (1) de junho, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), representado pelo presidente Dr. Braz Antunes, participou do lançamento da 2ª edição do Manual de Parâmetros e Recomendações para Procedimentos Bucomaxilofaciais do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial ênfase em OPME.

A atualização do manual traz a incorporação de novos procedimentos e novos materiais de OPME e deve servir como parâmetro para os profissionais que vão atuar nesses procedimentos. Ele deverá dar segurança ao profissional, às entidades e, sobretudo, segurança para o paciente que receberá o tratamento.

O evento foi realizado no auditório da Casa da Odontologia do CROSP, localizada no Pacaembu, e reuniu representantes da Odontologia, entre eles, o presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dr. Adriano Germano; o secretário geral do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Claudio Miyake, representando o presidente da Instituição; o conselheiro do CROSP, Dr. Sidney Neves; o presidente da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do CROSP, Dr. José Roberto Barone e a diretora do Setor de Orientação Profissional do CROSP, Dra. Lilian Licatti. Compareceram também o diretor do CFO, Dr. Luiz Evaristo Ricci Volpato; o coordenador acadêmico do Centro Mackenzie de Estudos Avançados em Políticas Públicas e de Integridade (CEMAPI), professor Fabiano Petean, e profissionais da especialidade. 

Importância

A abertura do evento foi conduzida presidente do CBCTBMF, Dr. Adriano Germano. Na sequência, Dr. Braz Antunes destacou que alguns hospitais estão descredenciando profissionais da especialidade e ressaltou que o CROSP está tomando providências e solicitando visitas e audiências. “A função do CROSP é identificar o problema e ajudar na solução”.

O presidente do CROSP observou também que a Autarquia tem uma ação bastante intensa no uso racional dos órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs), que fazem parte da relação do Cirurgião-Dentista com os hospitais, médicos e convênios de saúde que atendem a especialidade. “Desde 2016 fazemos parte disso, quando criamos as diretrizes de boas práticas em OPME por meio do grupo externo GTOPNE na Agência de Saúde Suplementar (ASS). O Colégio lançou depois o manual que agora está na sua segunda versão. É um trabalho contínuo e as entidades estão sempre correlacionadas: o Conselho, o Colégio e outras entidades representativas da mesma especialidade”.

Em seguida, Dr. Claudio Miyake aproveitou para demonstrar o apoio do CFO ao evento. “Trata-se do lançamento de um documento muito importante, não apenas para a Cirurgia Bucomaxilofacial mas para toda a Odontologia. O CROSP sempre está presente, apoiando eventos importantes como esse, não só em São Paulo, mas em todo o Brasil. Esse evento é mais um exemplo dessa parceria. O manual tem embasamento científico e serve de parâmetro para toda a especialidade da Cirurgia Bucomaxilofacial”, afirmou.

Na sequência, o presidente eleito do CBCTBMF (2025-2026), Dr. Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos, falou sobre o “Papel do CBCTBMF como instituição representativa da especialidade”. Já o secretário geral da entidade, Dr. Eduardo Studart, discorreu sobre o “Exercício profissional em CTBMF”. O primeiro momento do evento foi encerrado com o depoimento do Dr. José Roberto Barone sobre a “Experiência da Câmara Técnica de CTBMF do CROSP”.

Após uma pausa, foi composta uma mesa integrada pelo presidente do Colégio, Dr. Adriano Germano, pelo presidente do CRO/CE, Dr. Gládyo Vidal, e pelo conselheiro do CROSP, Dr. Sidney Neves. O representante da Comissão de OPME do CBCTBM, Dr. Sérgio Schiefferdecker apresentou a “Nova formatação do Manual do OPME do CBCTBMF” e falou sobre tópicos como código TUSS, Planos de Saúde, materiais, tipo de intervenção, entre outros.

Dr. Sérgio afirmou ainda que o evento é fundamental para Odontologia e também para a sociedade. “É um momento em que diversas instituições reúnem-se e discutem a qualificação de atendimento e os procedimentos que o Cirurgião Bucomaxilofacial pode e deve fazer, e quando e como pedi-lo”.

Em seguida, o representante de OPME do CBCTBMF, Dr. Mario Francisco Real Gabrielli, deu continuidade às discussões falando sobre o “Alcance e as limitações do Manual de OPME no exercício profissional do CBMF e dos auditores”.

 

Depoimentos

Para o diretor do CFO, Dr. Luiz Evaristo, o evento de lançamento da 2ª edição do manual é importante, uma vez que ele estabelece diretrizes para orientar os profissionais. “Vemos que existe uma preocupação muito grande na formação e nessa constante atualização profissional. O manual, somado à boa formação, é a certeza de que trabalhamos no sentido de oferecer melhor tratamento para a população. Ele visa o benefício da população e, paralelamente, é uma projeção positiva do nome da Odontologia”, observou.

O coordenador acadêmico do CEMAPI, professor Fabiano Petean, também fez considerações sobre o encontro. Segundo ele, o lançamento deste manual mostra a mudança de paradigma na concepção do que é integridade no exercício profissional. “A vontade, a necessidade e a presteza dos palestrantes, do pessoal do Colégio, do CROSP, do CFO e dos outros conselhos mostram o tamanho da seriedade e do compromisso na resolução de problemas tão corriqueiros e comuns que afetam diretamente a população, que é a prestação de serviços bucomaxilofacial para a sociedade”. 

Segundo o professor, do ponto de vista jurídico o documento pode ser encarado como um programa de integridade. E esse desenvolvimento do programa é fundamental para que o relacionamento e trabalho entre médicos, Cirurgiões-Dentistas e hospitais sejam melhores.

O presidente da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do CROSP, Dr. José Roberto Barone, considerou o tema do evento de extrema relevância. “Essa revisão é de suma importância e dentro do CROSP temos o total apoio do Dr. Braz para trabalhar pela especialidade, para abrir caminho nos hospitais para o especialista e para trabalhar em conformidade, orientando sempre a Câmara Técnica do CROSP como fomentadora de atuação nessa área”.

Referência

Por fim, o presidente do CBCTBMF, Dr. Adriano Germano, declarou que o evento marca um ciclo de um documento que foi produzido, atualizado e que, a partir da sua introdução, gerou uma referência em termos de conduta para o Cirurgião-Dentista, baseado em evidência científica e não simplesmente em decisões aleatórias.

“Hoje, esse documento é utilizado por Cirurgiões-Dentistas, por auditores e peritos como parâmetro e estava desatualizado porque a saúde evolui. Nós o atualizamos, tornando-o também mais intuitivo e estamos lançando aqui para que a sociedade tenha acesso, não só a sociedade bucomaxilofacial, mas a população de forma geral. Isso será importante para a continuação desse trabalho de conscientização, de utilizar de forma racional os materiais e procedimentos”, concluiu.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834