CROSP participa da celebração de 60 anos do CFO

Lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia e piso salarial foram destaques do evento que contou com a presença dos conselheiros federais e presidentes dos conselhos regionais

Na última terça-feira (09), o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), representado pelo seu presidente, Dr. Rogério Adib Kairalla, participou da cerimônia em homenagem aos 60 anos do Conselho Federal de Odontologia (CFO), realizada no Plenário da Câmara dos Deputados. Além do presidente, representaram também o Conselho a secretária Drª Karina Monney Peixoto Ferrão de Azevedo e a presidente da Comissão de Tomada de Contas, Drª Roberta Suely Siqueira da Silva Spinosa.

A sessão solene, proposta pelos deputados Carlos Henrique Gaguim e Otoni de Paula, contou com a presença da Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo, do presidente do CFO, Juliano do Vale, de representantes dos Conselhos Regionais de todos os estados do país, do presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) Ailton Coelho de Ataíde Filho e do presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Paulo Murilo, além dos conselheiros federais.

Durante a sessão solene, o presidente do CFO, Dr. Juliano do Vale, falou sobre o empenho incansável nestas seis décadas para promover a saúde bucal e garantir a qualidade dos serviços odontológicos prestados em todo o país.

“Que esta data emblemática sirva como um momento de reflexão e renovação de nosso compromisso com a saúde bucal e com o bem-estar de todos os cidadãos”, disse ele.

Para alcançar esse objetivo, Dr. Juliano do Vale anunciou durante o evento o lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia, criada com o intuito de valorizar e melhorar ainda mais, por meio do poder a ela investido, a Odontologia.

Na tarde da terça-feira (09/04), o presidente do CROSP e demais representantes visitaram os gabinetes da senadora Mara Gabrilli e do senador Astronauta Marcos Pontes. Na oportunidade, eles levaram a solicitação de apoio para a aprovação da PL 365 de 2022 que trata da atualização do piso salarial dos cirurgiões-dentistas.

Na ocasião, Dr. Rogério Kairalla ressaltou a importância do lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia. “Esta iniciativa será fundamental para que os anseios da nossa profissão sejam atingidos, por meio de movimentos que podemos realizar junto com os Conselhos Regionais e o Conselho Federal e com o apoio dos parlamentares de todo o país”.

Dr. Kairalla finalizou parabenizando o CFO pelos seus 60 anos e a todo o sistema do Conselho que vêm trabalhando pela Odontologia, juntamente com entidades representativas de classe, representações sindicais e todas as associações e sociedades da Odontologia.

Números expressam os 60 anos do CFO dedicados à Odontologia

Ao completar seis décadas de história, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) celebra uma trajetória marcada pelo compromisso com a excelência na Odontologia e o bem-estar da população.

Essa trajetória se traduz em números significativos (são mais de R$ 38 bilhões movimentados anualmente no mercado, mais de 400 mil cirurgiões-dentistas e mais de 700 mil profissionais inscritos) e em bandeiras defendidas, entre as quais:

• A promoção da interiorização da Odontologia – Propondo medidas como benefícios fiscais para atrair profissionais, o que poderia melhorar significativamente o acesso aos cuidados de saúde bucal em comunidades remotas e municípios pequenos.

• Rejeição à educação a distância – Esta modalidade de ensino compromete a qualidade da formação profissional e dos serviços de saúde prestados à população. O CFO e os CROs defendem o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para garantir a qualidade da educação.

• Efetivação da Odontologia Hospitalar – Crucial tanto no setor público quanto no privado, com diversos estados e municípios já possuindo legislação específica sobre o tema.

• Valorização profissional – O piso salarial já é lei desde 1961. Ele precisa ser melhorado e respeitado. Também é necessário garantir a concessão de aposentadoria especial devido às condições de trabalho peculiares da profissão e assegurar o efetivo pagamento de insalubridade, conforme previsto na Constituição Federal, para proteger os profissionais de saúde bucal dos riscos diários que enfrentam.