CROSP apoia Nota Pública contra o EaD na Graduação em Odontologia

Uma Nota Pública contra o Ensino a Distância na Graduação em Odontologia foi o resultado do Fórum Nacional Contra a Modalidade de Educação a Distância (EaD), realizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), na última quarta-feira (26), em Brasília.

A nota é apoiada e assinada por todos os presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) e também por representantes de entidades odontológicas, faculdades e universidades.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Braz Antunes, participou do Fórum e reafirmou seu posicionamento contrário à Educação a Distância na graduação em Odontologia.

Essa posição foi tomada em função da recente criação do Grupo de Trabalho de caráter técnico do Ministério da Educação (MEC), que realizará estudos com vistas a subsidiar a elaboração da política educacional, no que diz respeito à oferta dos cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, na modalidade Educação a Distância – EaD (Portaria MEC N° 668, de 14 de setembro de 2022, que foi alterada posteriormente em 8 de março de 2023, pela Portaria MEC N° 398).

Descontentamento

Na abertura do evento, o presidente do CFO, Dr. Juliano do Vale, ressaltou o descontentamento da Odontologia brasileira sobre o assunto e enfatizou que as diversas entidades e os 27 CROs presentes compartilham do mesmo posicionamento.

A Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Doralice Severo da Cruz, destacou que a preocupação da classe é com a capacitação profissional dos futuros Cirurgiões-Dentistas, pois eles precisam criar um vínculo com o paciente, saber conversar e entender o que é cuidado, além de compreender que a saúde bucal vai muito além do que o céu da boca e consultório odontológico. “Isso não é possível com uma carga horária de 80% em EaD, e essa é a nossa principal preocupação”.

O presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, reforça que: “Para que a profissão continue evoluindo e avançando, o cuidado com a formação de novos Cirurgiões-Dentistas é fundamental. Por isso, seguindo o CFO, somos contrários aos cursos de graduação no formato Ensino a Distância (EaD). E aproveito para parabenizar o presidente do CFO, Dr. Juliano do Vale, pela condução dessa discussão, que visa a boa formação dos novos profissionais, sempre pensando no benefício da sociedade e visando a maior e melhor Odontologia do mundo”.

A presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), Daniela Carcereri, acompanhada de Maria Celeste Morita e Vânia Fontanella, também da ABENO, expuseram argumentos que reforçaram o quão prejudicial essa modalidade de ensino será para a Odontologia e para a população.

Entre as informações levantadas, a entidade destacou o desmonte que já ocorre na educação e em outras profissões. A ABENO enfatizou, também, que a Odontologia é procedimental e não observacional.

Depois da apresentação dessas informações, representantes de entidades odontológicas, faculdades e universidades fizeram suas manifestações sobre o assunto. Ao final do fórum foi elaborada a Nota Pública, em que os participantes expressaram suas posições.

Marcar posição

Para finalizar o Fórum, o presidente do CFO, Juliano do Vale, concluiu que o evento foi fundamental para a divulgação da posição do CFO contra a modalidade EaD na Odontologia. “Tivemos hoje a participação das principais e maiores entidades de representação da Odontologia de todo o Brasil, participação de escolas e instituições de ensino com posicionamento unânime contra o Ensino a Distância. Essa é uma luta importante, e vamos continuar perseguindo o melhor para a Odontologia brasileira. Não é uma questão de preconceito contra o ensino a distância, é uma questão de conceito a favor da boa formação da Odontologia”.

Além disso, o CFO esclareceu que a modalidade EaD pode comprometer a qualidade da formação dos profissionais da saúde, especialmente na Odontologia, o que pode gerar risco de prejuízos à qualidade dos serviços prestados à população, assim como a abertura desenfreada de novos cursos de Odontologia, que em qualquer das modalidades, resulta em desvalorização da profissão e principalmente se traduz novamente em risco à saúde bucal dos pacientes.

CLIQUE AQUI para acessar a Nota Pública contra o EaD na Odontologia.