Cirurgiões-dentistas recebem 1ª dose da vacina contra Covid-19 em São Paulo

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) informa que a classe odontológica já está sendo vacinada contra a Covid-19, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), que inclui os profissionais de Saúde Bucal na primeira fase. As informações são de que cirurgiões-dentistas receberam a primeira dose da Coronovac no interior do estado.

A cirurgiã-dentista Christiane Neves, que atua na rede municipal da cidade de Angatuba (SP) – Regional de Sorocaba (DRS XIII, já foi imunizada. A rede pública da região foi priorizada na ordem da vacinação e, por fazer parte desse grupo, a cirurgiã-dentista pode receber a primeira dose da vacina. Agora, ela aguarda a segunda dose, agendada para o dia 11 de fevereiro. “Essa vacina representa para mim a possibilidade de termos esperança em dias melhores e termos condições de estarmos com saúde para continuarmos cuidando de todos. Nós, profissionais da Odontologia, somos grupo prioridade sim, pois estamos constantemente em contato direto com a boca dos pacientes e isso sabemos que é extremamente de risco, mesmo nos protegendo como sempre fizemos”, declara.

Outro cirurgião-dentista que recebeu a vacina foi José Ernesto Poli, funcionário da rede pública pelo Centro Odontológico Municipal de Pradópolis, cidade que fica a cerca de 30 quilômetros de Ribeirão Preto.

“Estou muito contente em receber a vacina e já estou com o cartão (de agendamento) para a segunda dose”, afirma. “É muito importante nos imunizarmos, principalmente porque atuamos na linha de frente do município, junto às equipes médicas do Centro Hospitalar”, completa.

O CROSP reforça que a vacinação dos profissionais da Odontologia é realizada de acordo com o cronograma nacional de imunização dos trabalhadores da Saúde e que cada município tem autonomia para formatar suas estratégias de aplicação da vacina.