A segurança dos fluoretos na odontologia e saúde geral

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) e Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) trazem à público informações embasadas em evidências científicas e análise crítica da literatura, a fim de combater a desinformação e notícias enganosas que circulam na internet, bem como para tranquilizar Cirurgiões-Dentistas e a população sobre o uso do flúor na Odontologia e na saúde geral.

No artigo publicado pelo professor Jaime Cury, apresenta uma análise sobre a segurança dos fluoretos na Odontologia e saúde geral. Primeiramente, o flúor não é estranho ao organismo, pois está amplamente presente na natureza e não são utilizados apenas na Odontologia, mas em várias atividades industriais. A eficácia e segurança da utilização de fluoretos está fundamentada em evidência científica e não está associado a qualquer problema colateral de saúde. A International Association for Dental Research (IADR) declarou o apoio ao uso de fluoretos em Odontologia com ênfase à água fluoretada e a Organização Mundial de Saúde (OMS, WHO) atualizou sua lista de medicamentes essenciais à saúde e nela está o creme dental fluoretado (com 1000 a 1500 ppm F), recomendado a toda população durante todos os ciclos da vida.

Publicação endossada pelo Conselho Federal de Odontologia e Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, embasadas por Parecer Técnico-Científico do professor Jaime Cury.

Conheça o CFO Esclarece

O CFO Esclarece tem a finalidade de promover informação de forma dinâmica e direta sobre Odontologia. Ele estará presente em diversas mídias e canais de comunicação, em formato de vídeos, podcasts, artes, infográficos, matérias e artigos para sites, revistas, jornais e publicações em redes sociais. Os temas abordados são desde conceitos éticos e institucionais do Sistema Conselhos, assim como dados ou notas com abordagem científica, e esclarecimentos gerais para os profissionais da Odontologia e para a comunidade.

CLIQUE AQUI para acessar o artigo.

Informações da Ascom CFO.