Realizado no primeiro dia do 41º CIOSP (24) no Expo Center Norte, o III Grande Encontro de Saúde Bucal debateu políticas públicas odontológicas baseadas nas experiências bem-sucedidas em evidência do estado de São Paulo.
O presidente da APCD, Dr. Wilson Chediek, abriu o evento, cumprimentou e desejou um ótimo encontro e CIOSP aos presentes e reafirmou que as entidades odontológicas têm um compromisso com a saúde bucal da população.
O conselheiro do CROSP e especialista em Saúde Pública, Dr. Marco Antonio Manfredini; a coordenadora de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Doralice Severo da Cruz; o coordenador da Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Keller de Martini; a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Dra. Marta Cipriano; e o diretor técnico do Departamento Regional de Saúde – DRS IX de Marília, Dr. Claudio César de Rossi, conduziram e explanaram os temas do encontro.
Dra. Doralice Severo ressaltou que é fundamental debates que visam melhorar cada vez mais o desenvolvimento da saúde bucal no sistema público.
Dr. Manfredini destacou a importância da realização do evento, pontuou que o CROSP, a ACPD e a ABCD realizam um trabalho em conjunto e falou que o Sistema Único de Saúde (SUS) depende das três esferas de governo: municipal, estadual e federal.
Ressaltou, ainda, que é muito satisfatório abrir um espaço para abordar a Saúde Pública, dizendo que atualmente a cidade de São Paulo tem 1.900 cirurgiões-dentistas trabalhando na rede pública municipal, de acordo com a prefeitura.
Destacou a importância da sanção da Lei 14.572, de 2023, que estabelece diretrizes e distribui competências nas ações odontológicas no SUS. Falou sobre os programas federais de saúde bucal e da retomada do Prêmio CFO de Saúde Bucal.
Ao final do seu pronunciamento, Dr. Manfredini frisou a atuação do CROSP e colocou a Autarquia à disposição dos profissionais presentes.
Assim, os participantes do encontro debateram os temas, o qual dará base, também, para o Projeto de Saúde Pública – “Política Nacional de Saúde Bucal e os Municípios”, que será realizado nesta quinta-feira (25)