• Câmaras Técnicas e comissões

  • Câmaras Técnicas e comissões

Câmaras Técnicas

Acesse o conteúdo disponível da área de Câmaras Técnicas:

Câmaras Técnicas e Comissões

As Câmaras Técnicas têm função consultiva, de caráter técnico-científico e de assessoramento direto ao Presidente e à Diretoria Executiva do CROSP sobre assuntos científicos relacionados às suas respectivas especialidades odontológicas. Também elaboram e auxiliam na criação e aprovação de folders e outros materiais de divulgação sobre as ações realizadas nas diversas especialidades/habilitações da Odontologia, além de organizar e promover conferências e fóruns sobre o tema de cada área, entre outros assuntos.

Hipnose - Apresentação

Além das atribuições de caráter técnico-científico e assessoramento a Presidência e Diretoria Executiva do CROSP, a Câmara Técnica de Hipnose tem por finalidade mostrar, esclarecer e promover no meio odontológico, e para o público em geral, os benefícios que podem ser alcançados com o auxílio da hipnose como Terapia Integrativa e Complementar - categoria Práticas Mente/Corpo. 

Sua utilização é reconhecida e recomendada pela OMS - Organização Mundial da Saúde e incluída pelo SUS – Sistema Único de Saúde – Ministério da Saúde - pela portaria no. 702 (21 de março 2018) nas Práticas Integrativas e Complementares.

A Hipnose é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incluída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Práticas Integrativas e Complementares.

Desde 1966, todos os Cirurgiões-Dentistas foram autorizados a utilizar da Técnica de Hipnose pela Lei 5.081 de 24 de agosto de 1966, que Regula o Exercício da Odontologia. 

Desde 1963, a Hipnose é explicada pela Ciência e ao longo do tempo vem conquistando cada vez mais seu espaço em pesquisas, sendo comprovada pela Neurociência através de exames de imagens que detectam estímulos de determinadas áreas do cérebro durante este processo; e sendo antes de tudo um importante meio de comunicação efetiva entre paciente e profissional. Um relacionamento bem estruturado entre ambas as partes é determinante para o sucesso terapêutico. “A Hipnose é um meio efetivo de Comunicação”.

Observa-se que no campo de pesquisa a hipnose evoluiu muito, e por este motivo, atualmente a hipnose está contextualizada dentro da Medicina Comportamental (Mind –Body Therapies/ NCBI). Os recursos da Hipnose, dentro dos recursos terapêuticos no campo de conhecimento das Terapias Complementares, categoria Práticas Mente/Corpo na perspectiva da Saúde Baseada em Evidências e especialmente desenvolvidas para a Odontologia, visa aumentar a assertividade dos atendimentos em geral na prática clínica; melhorando o desempenho, regulando o organismo, promovendo maior Saúde e Bem-estar, tanto para o profissional como para o paciente.

A Hipnose pode ser utilizada em todas as áreas da Odontologia, visto que em todas elas há sempre a necessidade de um ou vários recursos em que ela nos permite atuar como por exemplo: analgesia (diminuir ou eliminar a dor), anestesia,  atendimento de pacientes alérgicos a anestesia, atendimento de pacientes com necessidades especiais, orientação da higiene bucal, aceleração da cicatrização, controle de sangramento e salivação, bruxismo, controle de náusea e vômitos durante moldagens na cavidade oral, ansiedade e medo, ressignificação de traumas de pacientes e barulhos incômodos dos equipamentos do consultório. Hoje utilizada na Odontologia Hospitalar e na Odontologia dos Esportes podendo potencializar os efeitos das medicações prescritas e acelerar a recuperação dos pacientes através de nossa comunicação com ele, facilitando o pré e pós-operatório e interagindo na interdisciplinaridade com garantida fundamentação teórica e contribui para o surgimento de modalidades de tratamentos inovadores que podem ser aplicados em conjunto aos tratamentos convencionais em diferentes áreas da saúde.

Muitos fatores podem adiar indefinidamente o tratamento odontológico de um indivíduo causando grandes prejuízos à sua Saúde Bucal, tais como o medo do tratamento odontológico, anestesia, sons do ambiente odontológico. A hipnose é uma terapia eficiente permitindo um maior controle do medo e estabelecendo com o profissional um vínculo de transparência e confiança, viabilizando um meio seguro e confortável para que o tratamento odontológico aconteça de maneira natural, acolhedora e confortável.

A Hipnose é algo corriqueiro em nossa vida. Durante o dia temos contato com a hipnose em muitos momentos, quando estamos “focados em alguma coisa” e não percebemos outras situações à nossa volta. 

Muitas vezes estamos tão “focados” numa partida de futebol, ou mesmo entretido pelas imagens e mensagens que recebemos em nosso celular, que não percebemos quando alguém conversa conosco.

A hipnose consiste em um estado de maior receptividade à sugestão com atenção direcionada em um único foco e consciência periférica reduzida, inicialmente induzido pela influência de outra pessoa ou mesmo pela auto-hipnose (recurso aplicável independentemente). Embora tenha sido regulamentada nas ciências da saúde muito recentemente, a hipnose sempre esteve presente na história da humanidade, contribuiu na nossa adaptação e garantiu chegarmos até os dias atuais. A hipnose é um recurso complementar, e neste momento de pandemia e pós pandemia, em que vemos aflorar mais as emoções que podem nos tirar do equilíbrio, ela pode nos auxiliar muito, podendo otimizar e acelerar qualquer resultado de tratamento, reeducar o ritmo orgânico, aprimorar a saúde e qualidade de vida.

Importante ressaltar que sua ação pode atuar beneficamente em todo o metabolismo do nosso sistema neurológico-imunológico-psicológico-endócrino tendo uma ação sistêmica em todo o organismo humano. “A Hipnose é a interação Mente e Corpo”. O que acontece em nossa mente repercute em nosso corpo.


Auto-Hipnose 

Podemos mudar nossos pensamentos. Podemos focar num pensamento ruim ou num bom pensamento. O pensamento pode ser mudado – Nossa Opção – nossa Prerrogativa
Pensamento = Realidade = Sentimento = Emoção
Mudando Pensamentos = Mudamos Sentimentos = Mudamos Emoções.

Pensamento bom = risos, felicidade, boas recordações... Nos levam a produção no nosso corpo de: dopamina, serotonina, ocitocina, endorfinas (práticas esportivas) (hormônios da felicidade)

Pensamentos ruins = choro, tristeza, angústia, ansiedade, medo... nos levam a produção no nosso corpo de: cortisol, adrenalina, noradrenalina (hormônios do stress)


Saiba mais sobre Hipnose na Odontologia:

► A Hipnose em tempos de Covid-19: Como a pandemia pode estar afetando você?
Aula: Assista aqui!

► Odontofobia: o medo ir ao dentista. Causas, preocupações e atendimento odontológico.
Podcast: Ouça aqui!



CONTATO 

[email protected]



CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834