• Câmaras Técnicas e comissões

  • Câmaras Técnicas e comissões

Câmaras Técnicas

Acesse o conteúdo disponível da área de Câmaras Técnicas:

Câmaras Técnicas e Comissões

As Câmaras Técnicas têm função consultiva, de caráter técnico-científico e de assessoramento direto ao Presidente e à Diretoria Executiva do CROSP sobre assuntos científicos relacionados às suas respectivas especialidades odontológicas. Também elaboram e auxiliam na criação e aprovação de folders e outros materiais de divulgação sobre as ações realizadas nas diversas especialidades/habilitações da Odontologia, além de organizar e promover conferências e fóruns sobre o tema de cada área, entre outros assuntos.

Dentística - Apresentação


A especialidade é uma área específica do conhecimento, exercida por profissional qualificado a executar procedimentos de maior complexidade, na busca de eficácia e da eficiência de suas ações.

No exercício de qualquer especialidade odontológica o cirurgião-dentista poderá prescrever medicamentos e solicitar exames complementares que se fizerem necessários ao desempenho em suas áreas de competência.

O exercício da especialidade não implica na obrigatoriedade de atuação do profissional em todas as áreas de competência, podendo ele atuar, de forma preponderante, em apenas uma delas.

A COMPETÊNCIA DO ESPECIALISTA EM DENTÍSTICA

 

A especialidade de Dentística, em uma visão abrangente e humanística, tem como objetivo o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos e terapêuticos, para devolver ao elemento dentário sua integridade fisiológica, e assim contribuir de forma integrada com as demais especialidades para o restabelecimento e a manutenção da saúde do sistema estomatognático.

 

As áreas de competência para atuação do especialista em Dentística incluem:

· procedimentos educativos e preventivos, devendo o especialista informar e educar o paciente e a comunidade sobre os conhecimentos indispensáveis à manutenção da saúde;

· procedimentos estéticos, educativos e preventivos;

· procedimentos conservadores da vitalidade pulpar;

· restabelecimento das relações dinâmicas e funcionais dos dentes em oclusão;

· manutenção e controle das restaurações;

· restaurações das lesões dentárias através de procedimentos diretos e indiretos;

· confecção de restaurações estéticas indiretas, unitárias ou não; e,

· restauração e prótese adesivas diretas.

 

A ATUAÇÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE DENTÍSTICA

 

A Câmara Técnica de Dentística consiste em um grupo de especialistas que se reúnem periodicamente para discutir, esclarecer e promover temas relacionados à especialidade, sua importância na mídia e sua relação com os cirurgiões-dentistas e o CROSP.

 

É um novo canal de comunicação, que busca aperfeiçoar a relação entre os especialistas e as demais áreas de atuação odontológica com o Conselho Regional de Odontologia. Através da Câmara Técnica os profissionais podem enviar dúvidas ou críticas sobre materiais e/ou técnicas, ou outros temas pertinentes à especialidade.

 

Além de participar ativamente na elaboração de informações à classe odontológica e à sociedade, a Câmara Técnica tem desenvolvido materiais que poderão enriquecer discussões a respeito de temas de interesse da especialidade.


CONTATO

[email protected]


Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834