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Câmaras Técnicas

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Câmaras Técnicas e Comissões

As Câmaras Técnicas têm função consultiva, de caráter técnico-científico e de assessoramento direto ao Presidente e à Diretoria Executiva do CROSP sobre assuntos científicos relacionados às suas respectivas especialidades odontológicas. Também elaboram e auxiliam na criação e aprovação de folders e outros materiais de divulgação sobre as ações realizadas nas diversas especialidades/habilitações da Odontologia, além de organizar e promover conferências e fóruns sobre o tema de cada área, entre outros assuntos.

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais - Apresentação


A especialidade é uma área específica do conhecimento, exercida por profissional qualificado a executar procedimentos de maior complexidade, na busca de eficácia e da eficiência de suas ações.

No exercício de qualquer especialidade odontológica o cirurgião-dentista poderá prescrever medicamentos e solicitar exames complementares que se fizerem necessários ao desempenho em suas áreas de competência.

O exercício da especialidade não implica na obrigatoriedade de atuação do profissional em todas as áreas de competência, podendo ele atuar, de forma preponderante, em apenas uma delas.

A COMPETÊNCIA DO ESPECIALISTA EM ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS

 

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, é a especialidade que tem por objetivo a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal de pacientes que tenham alguma alteração no seu sistema biopsicossocial.

 

Leva em conta todos os aspectos envolvidos no processo de adoecimento do homem, importantíssimos na adequação do tratamento odontológico frente às necessidades dos mesmos, levando em conta a classificação de funcionalidade.

 

Além disso, ter uma percepção e atuação dentro de um espaço de referência que tenha uma estrutura inter, multi e transdisciplinar, com envolvimento de outros profissionais de saúde e áreas correlatas, para oferecer um tratamento integral ao paciente.

 

As áreas de competência para atuação do especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, incluem:

·        prestar atenção odontológica aos pacientes com distúrbios psíquicos, comportamentais e emocionais;

·        prestar atenção odontológica aos pacientes que apresentam condições físicas ou sistêmicas, incapacitantes temporárias ou definitivas no nível ambulatorial, hospitalar ou domiciliar;

·        aprofundar estudos e prestar atenção aos pacientes que apresentam problemas especiais de saúde com repercussão na boca e estruturas anexas, bem como das doenças bucais que possam ter repercussões sistêmicas; e,

·        interrelacionamento e participação da equipe multidisciplinar em instituições de saúde, de ensino e de pesquisas.

Somos 535 cirurgiões-dentistas especialistas em pacientes com necessidades especiais no Brasil para atender a um universo de milhões de pessoas com necessidades especiais, entre elas o autista.

 

No consultório odontológico estamos cercados de estímulos (sons, cheiros, texturas, imagens etc) e o paciente com autismo tende a não filtrar bem esses estímulos. Assim, o profissional deve estar atento a essa situação, que é primordial para o primeiro contato paciente-dentista. Quanto mais for possível simplificar o ambiente sensorial de uma criança, mais fácil será para ela focar em interações sociais e no aprendizado de novas habilidades.

 

MUDANÇA DE POSTURA

 

A apresentação do ambiente pode ser feita inicialmente por meio de figuras fixadas em uma pasta (chamada pasta de condicionamento lúdico). Depois, cada figura será mostrada no quadro de comunicação na forma do modelo PECS (Picture Exchange Communication System), adaptado à Odontologia.

 

Durante o condicionamento para o tratamento odontológico, dê preferência aos fantoches, marionetes e outros brinquedos que facilitem a interação com sua criança.

 

Os fantoches são ótimos parceiros, porque você será primordial para animá-los. Nesse momento, o ideal é iniciar a brincadeira usando o fantoche e a escova de dentes, já introduzindo o assunto principal da comunicação.

 

Se os pais brincarem de dentista e de escovar os dentes, ele irá incluir facilmente esse momento na sua rotina. Você pode incluir a brincadeira de escovar os dentes sentado de frente a um espelho. Dê preferência sempre por abordagens lúdicas.

 

Depois, se necessário, podemos optar pela contenção física ou anestesia geral – mas deixar para aplicar anestesia geral apenas naquele que realmente necessite desse modelo de intervenção.

 

Muitos são capazes de aprender sobre a importância do tratamento odontológico e de incluir em sua rotina a ida ao consultório para realizar a prevenção de cárie e doença periodontal.

 

 

PAIS COMO ALIADOS

 

Considerar os pais como aliados mais importantes e duradouros da criança fornece um foco consistente para treinamento, educação e inspiração. Juntar-se a uma criança em seus comportamentos repetitivos e ritualísticos fornece a chave para decifrar o mistério desses comportamentos e facilita o contato olho no olho, o desenvolvimento social e a inclusão dos outros na brincadeira da criança.

 

Nesse momento é preciso contar com a formação do profissional especializado em TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), pois serão usados acessórios de cabeça para realizar o primeiro contato visual paciente-profissional.

 

A utilização da motivação da própria criança impulsiona o aprendizado e constrói a fundação para a educação e a aquisição de habilidades. Assim, a visita ao dentista é considerada uma nova habilidade.

 

O uso de energia, empolgação e entusiasmo envolve e motiva a criança, inspirando um desejo contínuo por interação e aprendizagem. Dessa maneira inicia uma abordagem satisfatória para o tratamento odontológico.

 

Tendo em vista a complexidade desse tipo de atendimento, é indicado aos pais que procurem profissionais especializados precocemente.


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