Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

São Paulo completa 470 anos com avanços na área da odontologia

As profissões odontológicas se tornam cada vez mais consolidadas na capital, provando novamente ser referência em saúde bucal

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) comemora, no dia 25 de janeiro, o 470º aniversário da cidade de São Paulo. A história do CROSP na capital iniciou com a sua fundação, há 58 anos, na Avenida Paulista, um dos principais polos econômicos, culturais e turísticos do País. É motivo de orgulho para o Conselho fazer parte desta cidade e representar os profissionais no coração do Estado, que vem formando cada vez mais especialistas na área.

O conselheiro e tesoureiro do CROSP, Dr. Marco Antonio Manfredini, relembra a tradição do município na formação de especialistas e novas descobertas na odontologia.

“São Paulo se destaca por ser o principal polo de pesquisa científica no País, sendo reconhecida em nível internacional. No período de 2013 a 2023, nós tivemos um crescimento no número de cirurgiões-dentistas, com aproximadamente 9,3 mil profissionais a mais na cidade. Entre o total de profissionais que atuam com saúde bucal, no mesmo período, nós tivemos um incremento de 35.095 para 49.701, um crescimento expressivo de 14 mil profissionais de saúde bucal. O CROSP segue atuando com as universidades e escolas técnicas no registro de novos cursos e sempre defende a formação dos profissionais.”

Hoje, a capital paulista conta com a dedicação de mais de 36 mil cirurgiões-dentistas, o que corresponde a cerca de 34% dos profissionais de todo o Estado de São Paulo. Somam-se, ainda, quase 3 mil Técnicos em Prótese Dentária (TPD), 2 mil Técnicos em Saúde Bucal (TSB), mais de 500 Auxiliares em Prótese Dentária (APD) e 8 mil Auxiliares em Saúde Bucal (ASB). A cidade conta com 14 instituições que formam novos profissionais.

Saúde em foco

A saúde é um fator indispensável para o desenvolvimento de uma grande metrópole, e é muito importante que haja a implantação de políticas públicas para garantir o bem-estar da população. Segundo o Dr. Manfredini, a saúde como um todo depende da relação mútua entre os profissionais da odontologia e o setor público.

“Não há saúde geral sem saúde bucal. Para manter a higiene, é preciso que haja o acesso a serviços odontológicos, garantindo que as pessoas recebam os cuidados de profissionais com regularidade. Por isso, a melhoria das políticas públicas é efetiva na correção das desigualdades que ainda podem ser vistas no município de São Paulo e se tornam cada vez mais necessárias para que toda a população possa manter uma saúde melhor.”

Parabéns, São Paulo



O CROSP parabeniza a cidade de São Paulo e todos os profissionais que ao longo destes anos performaram com muito empenho, superação e solidariedade. Cada conquista do município também é um avanço para o CROSP, que tem o privilégio de ser abraçado pela maior cidade da América do Sul.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834