Novo modelo de Carteira de Identidade profissional começou a ser emitido

Documento físico de policarbonato será entregue gratuitamente aos profissionais em todo o Brasil

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) informa que, conforme comunicado pelo presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale, desde 11 de março começou a ser impresso, postado e entregue o novo modelo de identidade profissional aos cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares que possuem foto aprovada no sistema SISCAF e carteira digital (CFO ID).

O anúncio da implantação da nova versão física da carteira de identidade profissional foi realizado em agosto de 2023, durante assembleia conjunta realizada pelo CFO. A mudança visa promover a modernização e a evolução da Odontologia, além de unificar o processo de emissão da carteira profissional em versões físicas e eletrônicas.

As cédulas em policarbonato serão disponibilizadas para os todos os profissionais com inscrição principal definitiva que tenham a carteira digital CFO ID com foto validada.

Profissionais com inscrição provisória não receberão a cédula de policarbonato e deverão utilizar a cédula digital disponibilizada via CFO ID. O CROSP estima que emitirá cédulas de papel moeda para as inscrições provisórias solicitadas até o mês de abril/2024.

Processo de entrega

As carteiras estão sendo entregues diretamente na residência dos profissionais. Caso as correspondências sejam devolvidas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, o CFO encaminhará a carteira diretamente ao respectivo Conselho Regional para que esse providencie a entrega ao inscrito. Nesses casos, o CROSP esclarece que, ao receber as cédulas devido a não entrega, comunicará os respectivos profissionais via e-mail para que efetue a retirada do documento nas unidades do Conselho.

As emissões de segunda via, por motivos de alteração de dados, mudança de foto, ajustes de sistema/requerimentos, etc. não serão realizadas neste momento.

Em breve será disponibilizada aos inscritos a consulta do status da impressão, postagem e entrega das carteiras via aplicativo CFO ID e aos regionais via sistema de consulta.