Confira esclarecimentos do CFO e CROSP sobre a campanha “Dental Week” da empresa Cremer
CFO:
“Na
qualidade de Presidente do Conselho Federal de Odontologia, diante da campanha
publicitária DentalWeek veiculada pelas empresas Dental Cremer em parceria com
a Oral B, se faz necessário fazer os seguintes esclarecimentos à toda classe
odontológica e também à sociedade:
Inicialmente
cumpre ressaltar, que o Código de Ética Odontológica veda terminantemente o
anúncio e a publicidade de concessão de descontos em tratamentos odontológicos.
Cabe
salientar, ainda, que o Sistema CFO/CRO’s não somente está atento à veiculação
de toda e qualquer campanha desta natureza, como tomará as medidas
administrativas e judiciais que se fizerem necessárias.
Por
fim, imperioso frisar que a valorização do profissional da odontologia perante
a sociedade, que é uma luta constante do Sistema CFO/CRO’s, não pode ser
atingida por campanhas que ferem a imagem do cirurgião-dentista, a dignidade da
profissão e impõe características mercantilistas à relação profissional-paciente.
Assim
sendo, rogamos a estrita observância da conduta ética pelas empresas autoras da
ideia, cancelando tal ação, a fim de que seja preservado o seu maior
patrimônio, qual seja, “o Cirurgião-Dentista”.”
Brasília, 07 de junho de 2017.
Juliano do Vale
Presidente
Clique aqui para visualizar: http://cfo.org.br/destaques/nota-de-esclarecimento/
CROSP:
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) em razão da campanha
desenvolvida pela empresa DENTAL CREMER, denominada “Dental Week”, com ênfase
de divulgação nas redes sociais “Facebook” e “Instagram”, além de sites
específicos, que incentivam os cirurgiões-dentistas a participar da campanha que
anuncia e vincula descontos em procedimentos para pacientes, ESCLARECE:
O CROSP tem orientado
seus inscritos, através de palestras no Programa Integração, matérias
veiculadas na Revista CROSP e Jornal CROSP, além de guias práticos e notícias
constantes no sítio eletrônico da Autarquia, com orientações direcionadas na
página oficial do CROSP na rede social “Facebook”, que não devem realizar a
divulgação de descontos sobre seus honorários ou qualquer outra forma de
mercantilização e concorrência desleal.
O CROSP rechaça qualquer
campanha de empresa do ramo odontológico, ou não, que incentive o
cirurgião-dentista a praticar condutas que venham a agredir as normas éticas e
demais legislações odontológicas.
Em que pese a alegação
apresentada pela empresa DENTAL CREMER em sua rede social “Facebook” que
declara, erroneamente, que o CROSP teria autorizado suas peças publicitárias,
AFIRMAMOS que este Conselho não autorizou tais campanhas, sob qualquer
hipótese.
Esclarecemos que referida
empresa foi notificada pelo CROSP a respeito desses fatos e, na presente data,
houve o compromisso de suspender imediatamente a campanha “Dental Week”, a fim
de resguardar as boas práticas na Odontologia, a ética, o prestígio e bom
conceito da profissão, fato já providenciado.
O CROSP tem o compromisso
de orientar corretamente seus inscritos para que não incorram em ações que
possam gerar problemas de natureza ética ou judicial.