Legislação atual da HOF esteve na temática da Arena SBTI

Para debater sobre legalidade no contexto da Harmonização Orofacial (HOF) atual, na sexta-feira (12), o Dr. José Peixoto Ferrão Jr, presidente da Associação Latino Americana de Harmonização Orofacial (ALAHOF); o Dr. Claudio Miyake, secretário-geral do Conselho Federal de Odontologia (CFO); e o Dr. Jorge Huamani, presidente da Academia Peruana de Estética Orofacial, participaram da Arena SBTI.

Os representantes de entidades odontológicas fizeram uma breve explanação sobre a trajetória da HOF, que é uma especialidade relativamente nova, pois foi há cinco anos que a Resolução CFO 198 de 2019 a normatizou como especialidade.

Neste sentido, Dr. José Peixoto Ferrão ressaltou que a Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI) sempre terá um papel muito importante na criação da especialidade. Disse, também, que a HOF é a especialidade que mais cresce: “em pouco tempo foram muitos inscritos, como nunca antes na Odontologia”.

Dr. Claudio Miyake lembrou que o Brasil tem sido referência da área na América Latina e que o crescimento exponencial vem com grandes responsabilidades, destacando a importância da ALAHOF, que tem levado essa regulamentação para outros países, baseada no Brasil.

Citou também um projeto do CFO, que é a internacionalização da odontologia, justamente pelo fato do Brasil ser referência, o que projeta a Odontologia Brasileira para avançar de forma consciente. Ele lembrou que: “foram anos de batalhas e conquistas para que hoje possamos usufruir dessa especialidade”. Complementou dizendo que o percurso percorrido pela HOF levou à construção desse Congresso da SBTI.

Dr. Huamani disse que lá, no Peru, apenas os cirurgiões bucomaxilofaciais podem fazer procedimentos de HOF, e alguns procedimentos ainda não podem ser realizados. Assim, frisou que essa é uma luta de toda a América Latina, já que vários países ainda não reconhecem a HOF como especialidade.

Todos os participantes responderam às perguntas da plateia e reforçaram a importância de cursos de especialização ministrados por profissionais sérios e devidamente reconhecidos academicamente.