Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Dia Mundial do Coração – Saúde bucal tem reflexo direto na saúde do coração

O dia 29 de setembro é dedicado a um órgão vital: o coração. Estudos mostram que a má saúde bucal reflete não apenas nos dentes, mas também na saúde do corpo todo. Entre as doenças relacionadas à saúde da boca, destacam-se as cardíacas. Isso acontece porque as pessoas com cardiopatia têm de duas a três vezes mais problemas periodontais em comparação àquelas que não têm doença coronariana.

Frente a esse dado, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) alerta para a importância dos cuidados com a saúde bucal para manutenção da saúde geral e, sobretudo, do coração.   

O Cirurgião-Dentista, especialista em Estomatologia e Prótese Bucomaxilofacial e secretário da Câmara Técnica de Estomatologia do CROSP, Dr. José Divaldo Prado, reforça a ideia de que na data em que se comemora o Dia Mundial do Coração existe o dever, por parte da classe Odontológica, de manifestar-se, não como protagonista, mas como um importante sujeito dos fatores relacionados entre a saúde bucal e a saúde do coração, uma vez que tanto a Academia Americana de Cardiologia como o Incor-SP apresentam números alarmantes: entre 40% e 45% das cardiopatias estão relacionadas à saúde da boca.

“Devemos lembrar que habitam a boca perto de 50 bilhões de bactérias de aproximadamente 700 tipos, muitas das quais, via corrente sanguínea, se alojam nas paredes dos vasos sanguíneos, na parede interna do coração e válvulas cardíacas, podendo provocar endocardites, aterosclerose, arritmias, AVC e infarto do miocárdio”.

As doenças cardiovasculares continuam sendo a causa de morte número um no mundo, resultando em 18,6 milhões de mortes por ano. Os motivos são variados: desde tabagismo, diabetes, hipertensão e obesidade, até poluição do ar e condições menos comuns, como doença de Chagas e amiloidose cardíaca.

No Brasil, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular, sendo que pelo menos 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.

Dr. José Divaldo explica que o processo das cardiopatias ocorre por meio da entrada das bactérias na corrente sanguínea. Essas bactérias são levadas pelo sangue pelas veias até os sítios onde se instalam e provocam as complicações descritas acima. “Falando especificamente da saúde bucal relacionada à saúde do coração, estamos tratando de doença gengival e periodontal, as quais clinicamente manifestam-se com inflamações, sangramento, perda de suporte ósseo, mobilidade dental e consequente perda do dente. Ainda dentro do aspecto clínico, mesmo que haja pouco sangramento a doença pode estar instalada e participar desta cascata de eventos nocivos à boca e ao coração”.

 

Diagnóstico e prevenção

De acordo com o especialista, o diagnóstico dos problemas gengivais/periodontais deve ser feito pelo Cirurgião-Dentista de forma criteriosa e sistemática, tratando e prevenindo tanto a perda dos dentes como também a evolução do quadro para as cardiopatias. “Além do diagnóstico clínico, o exame hematológico de PCR indica também possível inflamação dos vasos sanguíneos”.

Portanto, para manter a boa saúde do coração, o Cirurgião-Dentista ressalta que é imprescindível cuidar da saúde bucal.

A prevenção, segundo ele, é feita por meio de exames clínicos, dos tratamentos periodontais, das raspagens de tártaros e eliminação de placas bacterianas, bem como das orientações de como se fazer a escovação correta dos dentes, inclusive no dorso lingual e uso correto do fio dental. A orientação deve se estender inclusive à escolha da escova, pois aquelas com cerdas macias são mais eficientes.

Além disso, Dr. José Divaldo destaca a importância das visitas a cada seis meses ao Cirurgião-Dentista como prevenção da saúde bucal e cardiológica.

 

O papel do Cirurgião-Dentista

Quanto às orientações por parte dos profissionais, ele aponta que é fundamental que a classe odontológica, responsável pela saúde bucal e dental, fomente o conhecimento para a sociedade em geral, no sentido de esclarecimento e tratamento quando necessário, contribuindo assim, para diminuir os números alarmantes das estatísticas relacionados às mortes por cardiopatias. “Para comemorarmos o Dia Mundial do Coração de maneira mais saudável, é fundamental ressaltar que, para além do cuidado com a saúde bucal, o cuidado integral com a saúde do coração requer também outras medidas, como evitar o cigarro, priorizar a alimentação saudável, controlar o colesterol, reduzir o estresse na rotina diária, reservar tempo para o lazer e praticar atividade física regularmente”.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834