Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Webinares do CROSP de abril abordaram Bruxismo Infantil e Papel da Odontologia na Medicina do Sono

Bruxismo Infantil e o Papel da Odontologia na Medicina do Sono foram os temas dos webinares do CROSP no mês de abril, que foram ao ar nos dias 15 e 22 respectivamente.

A professora Júnia Serra-Negra falou sobre os avanços da ciência em relação ao bruxismo na infância. Ela explicou que o bruxismo está ligado a questões emocionais e físicas, e que o problema deve ser estudado caso a caso. A especialista disse que o bruxismo teve sua primeira citação na Bíblia e, desde então, vem sendo estudado e cada vez mais discutido por diversos profissionais. No webinar, Júnia abordou os tipos de bruxismo conhecidos e fatores que influenciam o seu aparecimento, como a respiração bucal e características do sono. A profissional também mencionou as opções de tratamento, que incluem melhor cuidado com o sono e com a hora de dormir, inclusão de atividades físicas e até mesmo evitar alimentos estimulantes que podem atrapalhar o descanso.

Para saber mais, assista aqui ao webinar:
https://www.youtube.com/watch?v=__nLpcTCQjw&list=PLiIgm97r6IsfGhsdBid3YilQleVoaR3Kv&index=2

No segundo webinar do mês, a pesquisadora na área de Medicina e Odontologia do Sono, Cibele Dal Fabbro, explicou como os distúrbios e situações do sono podem ser associados à Odontologia e ressaltou a importância de estudar o sono e conhecer suas fases, bem como suas normalidades e anormalidades.

A pesquisadora mostrou como funciona o processo do sono e como temos a nossa percepção parcialmente suspensa para poder repousar e ter alguns processos funcionais reduzidos, como a diminuição da frequência cardíaca, do tônus muscular e da temperatura corporal. Durante o sono ocorrem importantes funções para que o organismo se restabeleça, são elas: proteção, restauração, conservação de energia, consolidação de memória, reparação de tecidos, “limpeza” do cérebro. Essas funções são essenciais para um bom funcionamento do organismo durante todo o dia.

Cibele explicou sobre os estágios do sono (NREM e REM) e disse que alguns distúrbios nesses estágios podem afetar o bem-estar no período noturno, sendo os mais comuns: insônias, distúrbios respiratórios do sono (apneias), bruxismo, síndrome das pernas inquietas, entre outros. Em sua apresentação, a pesquisadora reforça que o papel do cirurgião-dentista é auxiliar pacientes com distúrbios do sono. Para isso, é preciso reconhecer o problema e saber como tratá-lo da melhor maneira.

Para saber todos os detalhes desse assunto, acesse a TV CROSP: https://www.youtube.com/watch?v=g0qvNcswzgo&list=PLiIgm97r6IsfGhsdBid3YilQleVoaR3Kv&index=1


Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834