Realizado bienalmente, o Prêmio CROSP de Jornalismo abre inscrições de 12 de agosto a 20 de novembro de 2024, para a VII edição da premiação. Com o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho dos profissionais da grande mídia jornalística de todo território nacional, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) vai conceder aos vencedores (primeiros, segundos e terceiros lugares), uma gratificação em dinheiro pela melhor reportagem sobre Saúde Bucal.
Vale reforçar que o prêmio é um concurso de caráter exclusivamente cultural, não implicando em qualquer modalidade de sorteio ou pagamento pelos conteúdos produzidos.
Podem participar jornalistas de qualquer veículo midiático, desde que não seja blog pessoal. Para que o comunicador tenha seu conteúdo apto a poder participar da premiação, a matéria, artigo ou reportagem precisa, necessariamente, ter sido publicada ou veiculada em alguma mídia jornalística.
Os formatos que podem concorrer são: categoria escrita impressa ou online, artigos e matérias publicadas em meios de comunicação, websites e portais; categoria audiovisual, matérias e reportagens publicadas em canais de comunicação, telejornalismo, programas jornalísticos de TV e vídeos jornalísticos; e radiojornalismo, programas de rádio e matérias veiculadas e podcasts.
Serão válidas as matérias publicadas e veiculadas entre os períodos de 1° de janeiro de 2024 ao dia 20 de novembro de 2024 , mesmo período de inscrição dos profissionais que pretendem participar do concurso.
Os conteúdos concorrentes podem ser de autoria própria ou coautoria, desde que os autores concedam e estejam acordados da participação do conteúdo no concurso. Porém, a premiação será concedida ao autor que realizar a inscrição na premiação. No caso de trabalhos sem assinatura ou assinados com pseudônimo, o autor deverá ter uma declaração por escrito ou digitalizada da direção ou chefia das publicações (editores, chefes de reportagem ou de redação, secretário de redação, editor chefe ou diretor de redação).
Os prêmios são: 10 mil reais para os primeiros lugares, 6 mil reais para os segundos e 3 mil reais para os terceiros; sendo três ganhadores, apenas, de cada categoria.
Comissão organizadora, comitê de seleção e julgamento
A comissão organizadora será composta pela agência prestadora de serviço de assessoria de imprensa do CROSP, com supervisão da Autarquia. A mesma comissão será responsável pela seleção e julgamento dos conteúdos dos participantes. As notas serão classificadas de 0 a 10. Em caso de empate, caberá ao Comitê de Julgamento decidir quem ficará na melhor classificação.
Confira as regras do concurso na íntegra: clique aqui.