Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Tiradentes é o Patrono da Odontologia

O Feriado Nacional de 21 de abril, Dia de Tiradentes, é uma data que ficou marcada na história do país, uma homenagem à trajetória do Líder da Inconfidência Mineira, Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, que se tornou o Patrono da Odontologia no Brasil.

Tiradentes se destacou na Profissão de Dentista, ofício que aprendeu com o tio Sebastião Ferreira Leitão, quando fora morar com ele após se tornar órfão. Sebastião era o cirurgião-dentista da época, e ensinou ao sobrinho todas as técnicas, ainda embrionárias, que eram exercidas. 

O cirurgião-dentista e prof. Dr. Camilo Anauate Netto compartilha algumas peculiaridades da atuação de Tiradentes. “No período, a Odontologia era muito rudimentar, restringia-se a exodontia (remoção cirúrgica) dos dentes muito danificados e à ‘restauração’ de dentes cariados com os materiais da época. A maioria dos dentes extraídos não eram repostos, a Odontologia era curativa, mas nem sempre reparadora. Muitas pessoas ficavam desdentadas”, contextualizou.

À época, também era muito comum o uso de ervas para minimizar a dor ou acelerar a cicatrização de tecidos moles, após as extrações. Outra curiosidade diz respeito aos materiais restauradores dentais, que não existiam naquele período. A opção para substituir os dentes perdidos, por exemplo, era utilizar dentes de animais ou pedaços de ossos, que eram recortados e depois encaixados nas cavidades bucais, amarrados a fios metálicos, de prata ou de ouro, explica Dr. Camilo. 

Confira uma breve linha cronológica da evolução da Odontologia:

5000 A.C. – A prática veio dos egípcios há 5000 anos atrás;

XVI – Neste século, as práticas com relação à Odontologia eram realizadas por barbeiros ou sangradores; 

1500 – Com a colonização, os portugueses trouxeram os barbeiros para tratar dos dentes da população;

1631 – A prática da Odontologia no Brasil foi regulamentada pela Coroa Portuguesa; 

1840 – Foi criado em 25 de outubro deste ano, o primeiro curso de odontologia no Brasil

ligado à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro;

1911 – O Curso de Odontologia é desvinculado do Curso de Medicina;

1947 – O Curso de Odontologia passa a ter a duração de quatro (4) anos;

2010 – De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o país concentra 19% dos profissionais da Odontologia do planeta.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834