Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Técnicos e Auxiliares em Prótese Dentária: profissionais que ajudam na reabilitação dentária dos pacientes

Quando uma pessoa perde um dente, seja qual for o motivo, o Cirurgião-Dentista faz o planejamento de tratamento odontológico e prevê sua reposição, pois sabe-se que espaços indevidos na boca podem causar problemas para saúde bucal, além das questões estéticas envolvidas. E é aí que entra o trabalho do Técnico e do Auxiliar em Prótese Dentária (TPD e APD), profissionais que desenvolvem conjuntamente um trabalho manual, praticamente artístico.

Dia 5 de novembro é a data que celebra o Dia do Técnico e Auxiliar em Prótese Dentária (TPD e APD). O presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Braz Antunes, ressalta a importância desses profissionais. “Quero parabenizar todos os Técnicos e Auxiliares em Próteses Dentária, que fazem seu trabalho com uma incrível destreza manual. São profissionais que atuam junto dos Cirurgiões-Dentistas ao longo dos anos, devolvendo saúde, autoestima e melhora na qualidade de vida das pessoas”.

Os Técnicos e Auxiliares em Prótese Dentária, protético ou protésico, são aqueles que estudam e elaboram os trabalhos e planejamentos protéticos dos pacientes que precisam de próteses dentárias.

O presidente da Câmara Técnica de Auxiliares e Técnicos em Prótese Dentária do CROSP, Marcelo Tanaka, reforçou que a data é o dia de comemorar a ascensão do profissional. “Nós, Técnicos em Prótese Dentária e os Auxiliares em Prótese Dentária, temos muito a comemorar. Nossa parceria com os Cirurgiões-Dentistas tem rendido trabalhos fantásticos em estética e função. Alcançamos um patamar de qualidade mundial, no qual se destacam diversos profissionais. A formação de novos técnicos têm aumentado muito a perspectiva do mercado, que vem crescendo com novos talentos, o que nos deixa cada vez mais orgulhosos dessa profissão. Parabéns a todos aqueles que, em parceria com os Cirurgiões-Dentistas, ajudam a construir sorrisos”.

Joel Carlos, secretário da Câmara Técnica de Auxiliares e Técnicos em Prótese Dentária, também fala sobre essa atividade, que tem como premissa devolver a reabilitação oral dos pacientes. “O Técnico e o Auxiliar em Prótese Dentária, com sua inerente “expertise”, técnicos científicos e a sua própria habilidade artística em confeccionar reabilitações orais protéticas, têm como resultado final lindos e excelentes sorrisos e a perfeita função mastigatória que é devolvida ao paciente nessas reabilitações, perfazendo, assim, um binômio vital da prótese dentária e a saúde bucal dos pacientes”.

Entre as atividades desenvolvidas pelos TPDs e APDs estão: planejamento do trabalho técnico-odontológico em consultórios, clínicas, laboratórios de prótese e em órgãos públicos de saúde, confecção e reparação de próteses dentárias humanas, animais e artísticas e a administração do pessoal, recursos financeiros e materiais de trabalho.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834