Durante o 15º Congresso Brasileiro de Odontologia Legal (CBOL), que teve início na última quarta-feira (2), na cidade de Ribeirão Preto – interior paulista, a equipe da Comissão de Ética do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) palestrou sobre a importância de aprimorar cada vez mais a rotina de trabalho dos Cirurgiões-Dentistas no desenvolvimento de suas atividades.
O CBOL é uma parceria da Associação Brasileira de Odontologia Legal e da Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto e conta com apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto. O Congresso trouxe, de 2 a 5 de novembro, mais de 100 profissionais que ministraram palestras, workshops, minicursos e apresentaram trabalhos, reunindo vários temas relacionados à área.
De acordo com o diretor de Assuntos Éticos do CROSP, Dr. Pablo Pistoni, levar temas que abordam a ética profissional para os congressos é essencial, pois contribui para que os Cirurgiões-Dentistas conheçam os principais desdobramentos éticos, civis e criminais de condutas que estejam em desacordo com a legislação e com o Código de Ética Odontológica, a fim de que sejam adotadas medidas preventivas para evitar eventuais e futuras responsabilizações éticas.
Equipe do setor de Ética do CROSP presente no CBOL: Dr. Pablo Luiz Pistoni – Diretor de Assuntos Éticos (palestrante), Dr. José Arion da Silva Morais- Coordenador de Assuntos Éticos, Dra. Sarita Quillici Ibelli- Coordenadora de Assuntos Éticos e Dr. Henrique Higino Alves Nunes – Coordenador de Assuntos Éticos, Dra. Margarete Faria Pisciolaro – auditora, Dr. Renato Hissashi Mori – analista jurídico, Dra. Silvia Virgínia Tedeschi Oliveira – auditora, Dra. Salete Casella Szuster- defensora dativa e Dr. Antonio Francisco Melo de Brito Junior – analista jurídico.
As Conselheiras efetivas do CROSP, Dra. Karina Monney Peixoto Ferrão de Azevedo (Secretária) e Dra. Marie Eid (Presidente da Comissão de Ética), também estiveram presentes.