Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Saúde Bucal e seu protagonismo para a Saúde Geral

O Cirurgião-Dentista estuda, durante os cinco anos da graduação, a região da cabeça e pescoço, com ênfase na boca. Partindo dessa premissa, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) assegura que a boca pode ser considerada a protagonista da saúde geral, pois ela influencia em diversos aspectos da saúde sistêmica, além de ser a porta de entrada para várias patologias, assim como ficou evidenciado durante a pandemia de Covid-19. 

Quando falamos em boca, vale lembrar que ela não é somente dente e gengiva, mas também língua, bochecha, céu da boca e garganta, ou seja, ela precisa ser vista como um todo.

Para reforçar a importância da saúde bucal e, assim, manter também a saúde do corpo, hoje, na celebração do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o CROSP destaca o quanto o profissional da Odontologia é fundamental para a manutenção da saúde sistêmica.

Para mostrar como a saúde influencia no corpo, quando o bebê nasce, o movimento que ele faz no aleitamento materno auxilia na formação do seu Sistema Estomatognático, que é o conjunto de estruturas bucais formado pela maxila, mandíbula, arcadas dentárias e tecidos moles.

Com o passar dos anos, no decorrer das fases e transições que a criança passa até chegar à idade adulta, o dente acompanha todo o desenvolvimento do ser humano, como na troca dos dentes de leite (decíduos) para os dentes permanentes, até à erupção do dente do siso, que é considerado o dente do juízo que nasce concidentemente quando o indivíduo chega à “maturidade”.

Em todos os períodos da vida, a saúde da boca se relaciona com a saúde do corpo, assim, o papel do Cirurgião-Dentista na prevenção de doenças, nos tratamentos Odontológicos e corretivos é fundamental. Aliás, é essencial que essas consultas se iniciem desde a gestação, com o pré-natal odontológico, pois doenças bucais podem refletir direto no feto e causar um parto prematuro.

Outro ponto que exemplifica o protagonismo da saúde bucal para a sistêmica é a aparição de infecções ou inflamações que começam na boca e podem se espalhar para outras regiões do corpo. Têm, ainda, as infecções oportunistas, relacionadas a fungos e vírus que se evidenciam quando o indivíduo está com a imunidade baixa, o que favorece o aparecimento de microrganismos que têm potencial de se alastrar para outras partes do corpo, como a herpes.

Prevenção e tratamento

Só para se ter uma ideia, algumas patologias bucais podem ser ocasionadas por doenças do corpo e outras podem iniciar na boca e se disseminar para outras regiões, principalmente as doenças gengivais. O diabetes, assim como algumas doenças autoimunes, também pode ter reflexos ou sequelas na boca.

O câncer de boca, por exemplo, é uma doença na qual o Cirurgião-Dentista é o profissional que faz o primeiro diagnóstico e encaminha o paciente para iniciar o tratamento oncológico. Da mesma forma, quando o paciente está em tratamento contra o câncer, a sua saúde bucal precisa de cuidados especiais, pois podem aparecer lesões na boca, que são efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.

Além do câncer bucal causado pelo excesso de álcool e tabaco – que, de acordo como o Instituto Nacional de Câncer (INCA) atinge cerca de 15 mil pessoas por ano – outro tipo de câncer tem preocupado os Cirurgiões-Dentistas, que é ocasionado pelo Papilomavírus Humano (HPV), doença sexualmente transmissível.

Orientação

Ressaltando toda a representatividade que a saúde bucal tem para a saúde geral, o CROSP tem a missão de orientar e desenvolver campanhas direcionadas ao público a fim de conscientizar sobre a importância de conservar a saúde da boca.

Pensando nisso, com o objetivo de destacar a importância da Saúde Bucal, o CROSP lança, este mês, a campanha “Saúde Bucal faz parte da Saúde Total”.

A campanha prevê a divulgação dos materiais publicitários e informativos e vídeo oficial em grandes veículos de comunicação, mídia indoor, rádios, TVs, redes sociais, entre outros meios.

Sendo assim, o CROSP ressalta a importância dos Cirurgiões-Dentistas, dos profissionais da Odontologia e da população compartilharem os conteúdos que forem divulgados, a fim de atingir um maior número de pessoas.

Confira o vídeo da campanha: “Saúde Bucal faz parte da Saúde Total”

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834