Saúde bucal e a Covid-19

Recentemente, um artigo britânico trouxe apontamentos sobre a relação de doenças periodontais com o novo coronavírus. A análise leva em consideração as principais complicações dos infectados, como coágulos sanguíneos, pneumonia, sepse, choque séptico, síndrome do desconforto respiratório agudo e infecções respiratórias, e como o tratamento odontológico pode prevenir casos graves da doença.

Apesar de as situações provocadas pela pandemia da Covid-19 serem novas, essa relação da saúde bucal com a recuperação de pacientes em internação já vem sendo estudada há tempos. Um estudo de 2018 da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) já mostrava, naquela época, que a atuação dos profissionais da Odontologia nos hospitais poderia reduzir em até 56% as infecções respiratórias nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A inserção do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar e dentro das equipes multiprofissionais vem contribuindo com os pacientes há muito tempo. Vários estudos já demonstraram que a relação da cavidade bucal com todo o corpo pode trazer agravos sistêmicos importantes e, com a chegada da Covid-19, tivemos que nos adaptar. Nosso trabalho nas UTIs tem sido fundamental, pois o vírus entra pelas vias aéreas, passa pela cavidade bucal e afeta em muito a parte respiratória”, explica Keller De Martini, integrante da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP). “Entre as principais funções que o cirurgião-dentista pode realizar neste momento, destacamos o protocolo de higiene oral, somado ao trabalho de redução de focos infecciosos e a instalação de protetores bucais devido às mordeduras, principalmente nos pacientes pronados. Essa atuação de toda equipe de Odontologia está fazendo uma grande diferença para os pacientes, pois são esses trabalhos que oferecem uma melhor qualidade de vida e uma desospitalização mais rápida”, completa.

O CROSP tem acompanhado essas e outras notícias e reforça a importância do papel dos cirurgiões-dentistas no contexto pandêmico, sempre atualizando a classe odontológica com novas informações pertinentes à atuação profissional em meio à crise sanitária, oferecendo aos cirurgiões-dentistas e suas equipes a base necessária para o exercício seguro da profissão em prol da saúde e do bem-estar da população.

O Conselho também se solidariza com familiares e amigos dos profissionais de Saúde Bucal que faleceram devido à Covid-19.