Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Sala da Presidência do CROSP recebe o nome do Dr. Emil Adib Razuk

A partir de hoje, a Sala da Presidência do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) passa a chamar-se “Sala da Presidência Dr. Emil Adib Razuk”, em reconhecimento ao trabalho importantíssimo desempenhado pelo Cirurgião-Dentista que passou mais tempo como Presidente da Autarquia. Foram 20 anos de muita dedicação que transformaram o Conselho no maior do Brasil, atualmente com mais de 170 mil Inscritos. A homenagem foi aprovada por unanimidade pelo Plenário do CROSP, a partir da sugestão do presidente Dr. Braz Antunes. Dr. Razuk faleceu no dia 1 de agosto de 2023, aos 87 anos, deixando a Odontologia paulista de luto. 

A cerimônia foi acompanhada pela família do Dr. Razuk, sua esposa Marilena Camasmie Razuk, conhecida carinhosamente como Lenita, e pelos filhos Gustavo Emil Razuk e Renata Razuk Salomão. 

O presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, se emocionou ao ressaltar o quanto o Dr. Razuk foi significativo e icônico para a Odontologia brasileira, tendo contribuído significativamente para os avanços da Odontologia paulista. Também agradeceu a presença dos familiares na cerimônia, que foi acompanhada pelos Conselheiros Dra. Karina Monney Peixoto Ferrão de Azevedo, Dra. Maria Lúcia Portes, Dra. Marie Eid, Dr. João Augusto Sant’Anna, Dra. Luciana Gonzalez Pereira Chaguri, Dr. Luiz Roberto dos Santos Scott e Dr. Roberto Shigueru Matsuda. 

“Todas as experiências que tive com o Dr. Razuk foram muito ricas. Os profissionais mais jovens precisam de pessoas que sejam um farol no caminho, e ele era esse farol. A gente caminhou muito em defesa da política classista e ele, com muita ética, sempre esteve disposto a caminhar em defesa da Odontologia. A decisão de nomear a Sala da Presidência em homenagem a ele foi unânime”.   

Dra. Maria Lucia Portes não conteve as lágrimas quando destacou que o Dr. Razuk foi responsável por seu ingresso na luta pelo grupo do plano de carreira da classe, com a criação do Grupo de Funcionários Públicos. “Foi aí que eu comecei a defender a política classista e, por isso, estou aqui hoje. Agradeço muito a ele”.

Dra. Marie Eid lembrou o quanto o Dr. Razuk a projetou no setor de Ética Profissional, onde ela permanece até hoje, sendo a presidente da Comissão de Ética. “Eu tenho muito a agradecer ao Dr. Emil. Se estou aqui até hoje, é por conta dele”.  

O presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO), Dr. Jairo Corrêa, grande amigo do Dr. Razuk, tendo acompanhado sua trajetória desde a formação acadêmica até o ingresso nas entidades odontológicas e no CROSP, expressou com felicidades o legado que ele deixou para a profissão. “Ao pensar nessas corridas todas da Odontologia não podemos esquecer jamais dessa lenda, desse templo sagrado que foi o Dr. Emil Adib Razuk. Um homem ligado a todos os caminhos que a Odontologia, ciência e arte percorrem, e que sempre caminhou no sentido de servir o melhor possível não só ao semelhante mas, principalmente à profissão que abraçou. Estou muito feliz em vir aqui em nome da SPO. Parabéns por essa homenagem”.

As Cirurgiãs-Dentistas Dra. Maria Lucia Zarvos Varellis e Dra. Eunice Cristina Gardieri, que trabalharam no CROSP durante as gestões do Dr. Razuk, também acompanharam a solenidade e destacaram o quanto elas evoluíram profissionalmente com o ex-presidente e o quanto ele valorizava a igualdade profissional, inclusive de gênero.

Dr. Razuk é um marco para o CROSP, pois foi ele quem conseguiu, ao longo dos anos que esteve na presidência, diversos avanços e benefícios que modificaram a atuação da Autarquia perante o Inscrito. Além disso, quando foi deputado estadual buscou e conseguiu feitos importantes para a classe e à população em geral.

A família do Dr. Emil Razuk ressaltou o quanto ele sempre lutou pela valorização e união dos profissionais da Odontologia e o quanto amava a profissão. Para os filhos Gustavo e Renata, o CROSP era como se fosse um terceiro irmão.

Orgulhoso, Gustavo Emil Razuk frisou a grandiosidade feita pelo pai na Odontologia. “Escutei pessoas falando características diferentes dele. Como filho a gente sabe, mas isso mostra a grandiosidade da história que ele fez e como conseguiu fazer algo que tem que somar vários de nós para conseguir chegar na história dele. Estando aqui, só tenho a agradecer a vocês, a ele e à minha mãe. Fico com orgulho que ele ficará para sempre marcado na história do CROSP. É o que ele sempre quis”. 

Renata Razuk Salomão destacou o quanto o pai era dedicado ao Conselho. “Nos últimos meses que a gente passou com ele pudemos ver o carinho que ele tinha pelo CROSP. Conseguiu lançar o livro, o que foi super importante tanto para ele como para nós. O legado, nossas lembranças e memórias do meu pai estão no coração de cada um de vocês. Muito obrigado”.

A esposa Marilena Camasmie Razuk, dona Lenita, sempre acompanhou a luta do Dr. Razuk pela Odontologia, o que fazia dele uma fonte de inspiração. “O Emil sempre gostou demais e teve muita admiração pelo trabalho do Cirurgião-Dentista e pelo CROSP. Ele sempre acreditou que podia fazer mais pela saúde bucal da população e dedicou-se durante 20 anos. Agora, depois da partida dele, a nossa batalha é lutar para que a Odontologia fique cada vez mais unida e coesa, para que possa alcançar mais e mais. Agradeço a todos que estão empenhados na homenagem”.   

Após os pronunciamentos, Dr. Braz Antunes, junto com toda família e Conselheiros, fizeram o descerramento da placa que marca a nova denominação da Sala da Presidência do CROSP como “Dr. Emil Adib Razuk”.

Perfil 

Dr. Emil Adib Razuk nasceu em 12 de fevereiro de 1936. Graduou-se em Odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara, turma de 1957. Ao longo da carreira, especializou-se em Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares. 

Natural de Pederneiras (SP), ele esteve à frente do CROSP por 20 anos, de 1988 a 1996 e de 2001 a 2013, sendo o Cirurgião-Dentista que ficou mais tempo na Presidência. 

Filho de imigrantes libaneses, constituiu uma linda família. Casado com Marilena Camasmie Razuk, teve dois filhos: Gustavo Emil Razuk e Renata Razuk Salomão.

Faleceu no dia 1 de agosto de 2023, aos 87 anos.

Trajetória 

Dr. Razuk lutou por um país com mais justiça e fraternidade em todos os segmentos em que atuou, dos consultórios odontológicos à presidência do CROSP, e também na trajetória política, como deputado estadual.

O Cirurgião-Dentista iniciou sua trajetória política na União Estadual dos Estudantes (UEE) e na União Nacional dos Estudantes (UNE), entidades que galgavam espaço e representatividade no cenário sociopolítico regional e nacional.

De 1975 a 1979, foi deputado estadual de São Paulo, época que conseguiu, entre as atividades parlamentares, apresentar o projeto de resolução para a criação do Serviço Odontológico da Secretaria da Assembleia Legislativa; indicou a criação do Instituto Estadual de Defesa do Consumidor; e apresentou o projeto de lei sobre a Fluoretação das águas de abastecimento público, transformado no Decreto nº 10.330/1977.

Nas gestões como presidente do CROSP, modernizou administrativamente a Autarquia, garantindo inúmeros programas voltados à saúde geral, com o apoio institucional de entidades globais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Biografia 

Toda a história do Dr. Emil Razuk pode ser conferida em sua biografia, lançada dia 19 novembro de 2022, “Sorriso que transforma vidas”, coroando suas memórias e conquistas a partir de um olhar humano e social, promovendo o reconhecimento da Odontologia no cenário político nacional e a perpetuação dos valores defendidos por ele. 

No lançamento do livro, o CROSP esteve representado pelos conselheiros da Autarquia, Dr. Braz Antunes (Presidente), Dra. Maria Lucia Portes (Tesoureira) e Dra. Marie Eid (Presidente da Comissão de Ética), além de uma legião de profissionais da Odontologia.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834