A 36ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São
Paulo (CIOSP) também contou com Arena, espaço no qual os visitantes da feira
podem se atualizar de diversos temas da Odontologia. Em 31.01.2018,
diversos representantes do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo
(CROSP) palestraram sobre temas diversos.
Na palestra “Recém-Formados: como conviver melhor com os
desafios clínicos”, Sidney Rafael das Neves, do Comitê Gestor das Câmaras Técnicas do CROSP e Miguel Haddad Filho, presidente da Câmara Técnica de
Endodontia falaram a jovens profissionais
sobre a importância da diplomacia e relacionamento na Odontologia. “Nossa
profissão é interligada a diversas áreas, por isso, a diplomacia e o bom
relacionamento com diferentes profissionais é parte fundamental no dia a dia”,
afirmou das Neves. Já Haddad falou sobre o que um profissional precisa para se
tornar bem sucedido. “Quatro pontos são fundamentais para o sucesso na
Odontologia: Atitude, Conhecimento, Habilitação e Domínio da Tecnologia”.
A Comissão de Ética do CROSP, representada por Pablo Luiz Pistoni, também participou da programação da Arena. O
advogado falou sobre a relação cirurgião-dentista x paciente, na palestra
“Problemas com o paciente: como agir?”. “O relacionamento com o paciente é
muito importante. Deve ocorrer sem discriminação e com o máximo de
respeito. O ideal é que no início de qualquer atendimento ou procedimento o
termo de consentimento esclarecido seja assinado pelo paciente ou pelo responsável
legal, exceto em casos de urgência e emergência”.
E quem fechou a participação do CROSP no primeiro dia de
Arena CIOSP foi o coordenador da Comissão de Mídias Sociais e Digitais na Odontologia,
Luiz Rodolfo dos Santos, com a palestra “Mídias sociais na Odontologia”.
Diversas dicas de como as redes podem ajudar os profissionais de Odontologia
foram dadas durante a conversa. “Ao entrar em uma rede social, o
cirurgião-dentista precisa separar o perfil pessoal do profissional”. Além
disso, ele também falou sobre como as redes podem ajudar o profissional a se
diferenciar da concorrência. “O cirurgião-dentista deve usar várias mídias, não focar em
uma única ferramenta, utilizar hashtags e também assuntos da Odontologia que
estão sendo falados no momento”.