O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou de uma reunião on-line do Grupo de Interesse de Prescrição Eletrônica, a convite da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), e contribuiu com a experiência da Odontologia no uso dessa ferramenta digital.
Na ocasião, foi apresentado o “Modelo de Interoperabilidade de Prescrições Eletrônicas – Interoperabilidade entre sistemas”, que possibilitará a adequação da regulação atual à Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28) com um prontuário eletrônico que tem como objetivo reunir as informações de saúde dos cidadãos brasileiros. Uma forma mais integrada e acessível de registrar os dados dos pacientes da saúde pública e da saúde suplementar por meios eletrônicos. Assim, todos os profissionais de Saúde terão acesso aos dados de seus pacientes com muito mais facilidade, conforme destacou o representante do CFO na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Celso André Guimarães Junior. “O trabalho caminha para colocar em prática o seguinte fluxo: uma receita enviada eletronicamente pelo cirurgião-dentista seja reconhecida, também eletronicamente, pelo sistema da farmácia onde a receita for apresentada. Como uma linguagem integrada de dados eletrônicos”, afirma.
Para tanto, é essencial viabilizar a assinatura digital dos profissionais da Saúde Bucal. Saiba mais sobre como foi a participação do CFO na reunião clicando aqui.