Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Planejamento full face: do diagnóstico à execução

Foto: Keiny Andrade

O segundo dia do 40º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) teve uma manhã movimentada. A programação científica voltada à área de Harmonização Orofacial (HOF) contemplou os congressistas com o tema “Planejamento full face”. A palestra foi ministrada pelo especialista em Dentística Restauradora e Harmonização Orofacial, Dr. Fabio Portas.

Durante o evento, ele explicou que a harmonização full face consiste no preenchimento facial. “O full face é o conjunto de tratamentos que visam harmonizar o rosto e ressaltar aquilo que é positivo e esconder aquilo que é negativo”, disse. Segundo o Dr. Fabio, full face é o nome que se dá à somatória de procedimentos que vão ajudar a harmonizar o rosto do paciente como um todo.

De acordo com o especialista, regiões da face como têmpora, mandíbula, supercílio, sulco nasolabial, entre outras podem ser alteradas por meio da HOF. Contudo, ele alertou os congressistas, especialmente os estudantes, sobre dois pontos fundamentais para o sucesso dos procedimentos: o planejamento e a execução, sendo que o planejamento envolve o processo indispensável de anamnese. Para o profissional, conhecer o paciente e seus problemas é fundamental. “O paciente pode ter, por exemplo, alergia a alguma substância”.

Além da anamnese, Dr. Fabio destacou que ouvir a queixa física do paciente também ajudará a chegar no diagnóstico e a planejar o tratamento. “Temos que entender os aspectos da saúde do paciente, entender o produto que será aplicado, para então partir para o planejamento das técnicas baseadas em todo o rosto”.

Dr. Fabio afirmou, ainda, que a Harmonização Orofacial, sobretudo o tratamento full face, está em evidência atualmente. “No início da HOF, eram procedimentos muito pontuais. O paciente vinha buscar um tratamento isolado. Hoje, com a propagação em massa, muitas pessoas querem mudar o rosto, então a busca é crescente”.   

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834