Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Inscrição e Registro:

Últimas Notícias

Pesquisa IPAT mostra que Covid afastou população do consultório odontológico

A pandemia de covid-19 afastou a população dos consultórios dentários, e parte dessas pessoas não vai ao dentista há mais de três anos. É o que mostra levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), a pedido do Grupo Tribuna com apoio do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp). O IPAT ouviu 1.200 pessoas em cinco das nove cidades da região (Santos, São Vicente, Guarujá,Praia Grande e Cubatão).

O instituto apurou que quase 10% da população não vão ao Cirurgião-Dentista há mais de três anos, e que, na parcela que deixou de ir a um consultório há mais de um ano, 53% disseram que foi por causa da pandemia. 

Outro dado chama atenção nos resultados identificados pelo IPAT. À pergunta sobre o que faria a pessoa ir ao Cirurgião-Dentista com mais frequência, 52,2% responderam “ter condição financeira para isso”, e 28,4% disseram “ter mais Cirurgiões-Dentistas disponíveis na rede pública”. Além dessa abordagem, a pesquisa também identificou o nível de conhecimento da população sobre as doenças que surgem ou se agravam em decorrência de males que têm origem na boca. Ainda apurou quais são os hábitos de higiene bucal, como uso e compartilhamento de escova dental, utilização de fio e enxaguante, entre outros.

Esses são apenas alguns dos dados entre os vários que serão apresentados hoje no Fórum de Odontologia e Saúde Bucal, a partir das 14 horas, no auditório do Grupo Tribuna (Rua João Pessoa, 350, Paquetá). A entrada é gratuita e as inscrições estão abertas a todos no atribuna.com.br/forumsaudebucal.

TEMAS

A pesquisa foi feita especialmente para o fórum, que terá três temas centrais para debate. Do primeiro, A Saúde Começa pela Boca, participam a coordenadora do programa de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz, e Sandra Mara de Oliveira Gonçalves, dentista do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Santos.

No segundo painel, A Presença do Profissional de Odontologia no Ambiente Hospitalar, o debate ficará a cargo do cirurgião-dentista Fábio Alves, presidente da Câmara Técnica de Estomatologia do Crosp; do Cirurgião-Dentista Sidney Rafael Neves, da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Crosp; e da Cirurgiã-Dentista Denise Abranches, presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Crosp. 

Do último painel, A Odontologia Hoje, participam o presidente do Crosp, Cirurgião-Dentista Braz Antunes Mattos Neto, e o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale. 

  

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834