Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Páscoa e chocolates – Higiene bucal em dia garante a saúde dos dentes

A Páscoa é uma data especial para muitas pessoas. Entre os diversos símbolos dessa celebração, destacam-se os ovos de chocolate. O estímulo para o aumento do consumo do doce nesta ocasião, principalmente entre as crianças, ocasiona uma preocupação maior com a saúde, inclusive bucal.

Afinal, é possível conciliar o prazer das guloseimas sem descuidar dos dentes? De acordo com a Cirurgiã-Dentista e membro da Câmara Técnica de Periodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dra. Luciana Scaff Vianna, observando-se alguns cuidados e dicas, é possível sim conciliar o consumo de doces, especialmente chocolate, com a saúde da boca. “Do ponto de vista da saúde bucal não há inconveniente algum, desde que se mantenha uma rotina de higiene oral criteriosa”.

Cuidado redobrado

A correta higiene bucal é imprescindível para a manutenção da saúde da boca. A orientação é que ela seja realizada após 15 a 20 minutos da ingestão dos alimentos açucarados ou ácidos, para que seja feita a desorganização da placa bacteriana.

Uma boa dica é consumir o chocolate e outras guloseimas junto às refeições, e não nos intervalos, pois, assim, os dentes não ficam sem escovação e suscetíveis aos mecanismos que favorecem problemas como a cárie. Mas caso isso não seja possível, o ideal é que se faça a higiene bucal após o consumo de alimentos entre as refeições.   

 

Vale lembrar que alguns chocolates aderem com maior facilidade nos dentes, principalmente aqueles com crocantes, como amendoim e castanhas. Nesse caso, Dra. Luciana diz que é preciso um cuidado maior na hora de realizar a higiene.   

    

Aparelho ortodôntico requer maior atenção

A especialista lembra, ainda, que o uso de aparelho ortodôntico por si só já dificulta um pouco a higiene oral. Por isso, ela recomenda atenção e o uso de acessórios como escovas interdentais e passa fio que, de acordo com ela, resolvem facilmente a questão da escovação.

A rotina de higiene bucal adequada, portanto, é imprescindível em qualquer situação. Dra. Luciana aconselha também uma alimentação rica em consumo de frutas, legumes e verduras e hidratação intensiva. “O consumo de água contribui no restabelecimento do pH e manutenção da mucosa oral hidratada. Já o uso de pastas dentais fluoretadas colaboram na manutenção da saúde bucal”. 

Por fim, o CROSP recomenda as consultas regulares ao Cirurgião-Dentista e lembra que a prevenção é sempre a melhor opção.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834