Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Odontologia também promove a saúde da mulher

No Dia Internacional da Mulher o CROSP reforça a importância do pré-natal odontológico

A saúde exige cuidados especiais que acompanham fases diferentes da vida. No caso das mulheres, momentos como a gravidez requerem maior atenção, afinal, este é uma fase única de conexão entre mãe e filho. No Dia Internacional da Mulher, o CROSP ressalta a importância da orientação, da prevenção e dos cuidados promovidos por meio do pré-natal odontológico, fundamental para a garantia da saúde e do bem-estar da gestante e da criança.

 

Para que tudo ocorra bem durante a gestação e no pós-parto, é importante prevenir problemas bucais, como por exemplo a gengivite (inflamação das gengivas). Segundo a Cirurgiã-Dentista Dra. Amanda Lopes Teixeira, membro da Câmara Técnica de Odontopediatria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a gengivite é muito comum durante a gravidez. Por isso, ela recomenda que a gestante procure o Cirurgião-Dentista ao primeiro sinal de sangramento na gengiva, evitando assim um tratamento mais invasivo.

 

Outro problema que pode ser evitado durante a gestação é a periodontite (infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam os dentes).

O quadro de periodontite, segundo Dra. Amanda, pode causar um parto prematuro, além de influenciar na perda de peso do bebê, ainda na gestação, pois as bactérias presentes na periodontite podem cair na corrente sanguínea e chegar até o útero, o que pode provocar a formação de prostaglandina, um hormônio que tem potencial de induzir o trabalho de parto. “Nessas condições, a gestante terá o risco de entrar em trabalho de parto prematuramente e, consequentemente, o bebê será prematuro e poderá ficar numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) ou até mesmo necessitar de um tratamento mais grave para sobreviver”. 

 

De acordo com estimativas recentes divulgadas em relatório das agências das Nações Unidas “Tendências na Mortalidade Materna” (Trends in maternal Moratality), a cada dois minutos uma mulher morre durante a gravidez ou o parto.

 

Outro dado importante é a porcentagem de gestações na adolescência. Os números do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde mostram que cerca de 14% dos partos realizados em 2020, no Brasil, foram de mães com até 19 anos de idade.

 

Gravidez na adolescência 

Assim como para as demais mulheres, existe uma rede de atenção às adolescentes que abrange todos os agentes de saúde. E é muito importante incluir também as consultas odontológicas.

 “O Cirurgião-Dentista pode ajudar na prevenção de gravidez, por meio de conversas com os pacientes, para que eles usem métodos contraceptivos e preservativos. No caso das mulheres, especialmente daquelas ainda jovens, o conselho também é ampliado para que procurem médicos ginecologistas para conversarem sobre métodos contraceptivos que evitarão uma gravidez indesejada”, diz Dra. Amanda.   

 

A especialista explica que as consultas com o Cirurgião-Dentista são indispensáveis também nos casos em que a mulher está planejando a gravidez, uma vez que por meio delas obterá informações fundamentais sobre as necessidades dela e do bebê, durante a gestação.

 

“Quando a gravidez ocorre sem a devida orientação, isso normalmente não é possível. De qualquer forma, é importante que a gestante, inclusive adolescente, procure o Cirurgião-Dentista assim que souber de gravidez, para que seja orientada a melhorar a sua saúde bucal e mantê-la durante toda a gestação”.

 

Dra. Amanda destaca, ainda, que, além da orientação referente ao período gestacional, a futura mãe também será orientada referente às necessidades com o bebê, após o parto, até mesmo com orientações sobre a amamentação e higiene bucal da criança. Pois, de acordo com ela, esse também é um papel do Cirurgião-Dentista. “Se as gestantes tiverem acesso a um Odontopediatra é melhor ainda, porque esse especialista é o mais capacitado para fazer o tipo de orientação voltada ao recém-nascido, para que a mãe saiba como cuidar da saúde bucal dos dois”.

 

A alimentação é outro ponto importante a ser considerado, lembra Dra. Amanda. Durante a gestação, alguns hábitos alimentares podem sofrer alterações devido às mudanças no metabolismo (conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo). “No caso da adolescente, pode ser que ela já tenha uma alimentação um pouco mais desregrada, com excessos como salgadinhos, doces e lanches. Então, a gente também tem o papel de conscientizar a gestante de que isso, além de dar problemas bucais como cáries e formação de placas e tártaros, pode refletir na saúde do bebê, uma vez que não é uma alimentação saudável. Ela tem que se manter saudável porque a saúde do bebê depende dela”.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834