Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Odontologia em foco: Fórum de Odontologia e Saúde Bucal realizado em Santos coloca em pauta temas importantes da área

Foto: A Tribuna

Dividido em três painéis, o 1º Fórum de Odontologia e Saúde Bucal, realizado na sede do Grupo Tribuna, em Santos, dia 31 de julho, com apoio do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), colocou em pauta assuntos importantes sobre a saúde bucal da região, que pode ser considerado um reflexo de outras cidades brasileiras.

O evento reuniu, pela primeira vez na cidade, a Coordenadora Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Doralice Severo da Cruz, o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale, e o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Braz Antunes.

Dr. Juliano do Vale reforçou que a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa A Tribuna (IPAT), sobre a saúde bucal das cidades da Baixada Santista (confira a pesquisa na íntegra: Pesquisa – Saúde Bucal e CROSP – Saúde Bucal – Cruzamento) é fundamental e serve como guia para os profissionais. O presidente do CFO também ressaltou o papel da grande imprensa: “Os veículos de comunicação têm papel fundamental na conscientização da sociedade em relação à saúde bucal. Estamos lutando para que a população possa ter acesso a um tratamento dentário”.

O presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, frisou que muitas cidades do Estado que ainda não têm Cirurgiões-Dentistas estão localizadas próximas às grandes cidades. Reforçou também a importância da formação dos novos profissionais e, por isso, a luta da classe Odontológica contra a modalidade de ensino 100% EaD.

Outro ponto abordado por Dr. Braz Antunes foi a defesa da atuação dos profissionais da Odontologia nas especialidades que são habilitados, como a Harmonização Orofacial (HOF), reconhecida pelo CFO desde 2019 e validade pela justiça brasileira. A HOF capacita o Cirurgião-Dentista a trabalhar com a área da cabeça e pescoço do paciente. “O Cirurgião-Dentista, desde o primeiro ano de graduação no curso de Odontologia, tem como foco os estudos relacionados à face. Por essa razão, é um profissional altamente capacitado para os exercícios profissionais dedicados à face”.

Dra. Doralice Severo da Cruz, que está há seis meses à frente da pasta, apresentou números dos atendimentos odontológicos no País. Ela disse que hoje o Brasil conta com 33.542 equipes de saúde bucal disponíveis e revelou que estão sendo investidos R$ 20 milhões em informatização. “Antes de realizarmos uma campanha de conscientização, é preciso oferecer o serviço”. Doralice aguarda a finalização de um estudo nacional para traçar políticas públicas no setor. “Queremos atacar na prevenção. É o melhor remédio”.

Painéis do Fórum

Cada painel trouxe convidados e assuntos diferentes.

O primeiro, “A Saúde Começa pela Boca”, com a participação da Cirurgiã-Dentista Dra. Sandra Mara de Oliveira Gonçalves, do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Santos, falou sobre a cobertura de atendimentos Odontológicos na cidade. No mesmo painel, Dra. Doralice Severo da Cruz apresentou dados importantes sobre a pasta e como são distribuídas às equipes de saúde bucal pelo Estado.

No segundo painel, os Cirurgiões-Dentistas, Dr. Fabio Alves, presidente da Câmara Técnica de Estomatologia do CROSP; Dra. Denise Abranches, presidente da Câmara Técnica de Odontologia do CROSP; e o Dr. Sidney Rafael Neves, membro da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do CROSP, explicaram o papel dos Cirurgiões-Dentistas nos atendimentos hospitalares em vertentes diferentes, nos tratamentos oncológicos, nas cirurgias maxilofaciais, traumas, urgências e emergências, e nos pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A temática do segundo painel levou em consideração que a lei que torna obrigatória a presença de um Cirurgião-Dentista nos hospitais voltou a tramitar no Congresso Nacional.

E, para finalizar, no terceiro painel, Dr. Juliano do Vale e Dr. Braz Antunes trouxeram os aspectos da Odontologia no âmbito nacional e estadual, reforçando a importância dos inscritos saberem o papel dos Sistema Conselho Regionais e como as Autarquias Federais estão presentes nas ações e projetos que visam cada vez mais melhorar a condições profissionais da Classe Odontológica e, consequentemente, da população que ganha atendimentos melhores e com mais qualidade, além de reforçar o quanto a saúde bucal influencia na saúde geral.

Confira o caderno especial, com notícias do evento, veiculado pelo jornal A Tribuna, no último domingo (6).

Clique aqui e leia todo o conteúdo produzido.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834