O curso de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) levou o primeiro lugar no SCImago Institutions Rankings (SIR), uma classificação internacional que avalia mais de 7500 instituições de ensino superior e de pesquisa do mundo todo para identificar as melhores atuações científicas nas mais diferentes áreas ao redor do globo.
Sob a ótica da Odontologia, cerca de 700 instituições foram analisadas e classificadas, sendo a USP a primeira colocada, somando o desempenho das unidades da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) e da Faculdade de Odontologia (FO) de São Paulo.
“A USP é uma grande parceira do CROSP e de todos profissionais da Odontologia. Sempre incentivamos os eventos acadêmicos, acolhemos as pesquisas e nos atualizamos com as informações dos estudos. Então, é muito gratificante ver que o trabalho da Odontologia da principal universidade do estado de São Paulo e uma das principais do Brasil recebeu esse reconhecimento tão importante”, comemora Marcos Jenay Capez, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).
Mas não é só isso, a USP também passou da 61ª para a 47ª posição no ranking internacional, a melhor classificada entre as universidades da América Latina.
O SIR é realizado anualmente pelo laboratório SCImago Lab, ligado ao Conselho Superior de Investigações Científicas (Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC) da Espanha, e tem como critérios de avaliação o desempenho em pesquisa, os resultados de inovação e o impacto social.