Para
os(as) cirurgiões(ãs)-dentistas, os aplicativos de mensagens instantâneas, como
o WhatsApp, facilitam a comunicação durante o tratamento e acompanhamento dos
pacientes. Mas, o profissional deve conhecer os limites éticos para o uso dessa
ferramenta dentro das clínicas e/ou consultórios odontológicos.
A
primeira recomendação é não usar o número pessoal para contato com os
pacientes. Dessa forma é recomendável ter um número de WhatsApp para o
consultório – ou outro aparelho de celular – para o envio das mensagens
exclusivamente profissionais. Assim, o(a) cirurgião(ã)-dentista evitará
constrangimentos de mensagens enviadas por engano ou em horários inapropriados.
Importante:
o contato feito via WhatsApp apenas pode ser feito com os pacientes que já integram
a carteira de clientes do(a) cirurgião(ã)-dentista, caso contrário, constitui
infração ética sob pena de aliciamento de pacientes e concorrência desleal.
O
profissional pode utilizar o aplicativo, por exemplo, para enviar lembretes de
agendamento, marcação ou cancelamento de consulta e alterações de horários.
Já o uso da ferramenta para comunicar diagnósticos, planos de tratamento, prescrições medicamentosas, promoções, entre outros exemplos, não são permitidas e podem caracterizar ato ilícito, pois os procedimentos específicos do exercício prático da Odontologia, como o relacionamento próximo ao paciente, são exclusivos do ambiente da sala de atendimento do profissional.
Na
página oficial do CROSP no Facebook (CrospOficial) e no Instagram (@crospoficial) os profissionais encontram um guia sobre como usar o
WhatsApp na clínica ou consultório odontológico, facilitando ainda mais a
utilização dessa ferramenta de comunicação.