Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Nota de Esclarecimento

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) esclarece aos programas da Rádio Jovem Pan que os profissionais de Saúde Bucal fazem parte do primeiro grupo de profissionais de Saúde que está sendo vacinado contra a Covid-19. 

Diferente, portanto, da notícia veiculada, todos os profissionais de Odontologia (cirurgiões-dentistas, técnicos em Prótese Dentária, técnicos e auxiliares em Saúde Bucal) já estão sendo imunizados, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), definido pelo Ministério da Saúde seguindo a ordem de prioridade da imunização e disponibilidade das vacinas em cada município. Ou seja, não estão  “furando fila” ou “tentando furar fila” na vacinação, conforme falado na reportagem “Crescem pedidos para furar a fila da vacina” pela apresentadora e jornalista Adriana Reid, no Jornal da Manhã desta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, por volta das 8h30.

O CROSP ressalta ainda que a inclusão dos profissionais no grupo prioritário foi realizada pelo fato de que muitos deles prestam assistência direta aos infectados pelo SARS-COV-2 em consultórios, serviços especializados, hospitais públicos ou particulares, bem como, na rede pública de Saúde na triagem e coleta de materiais para realização de exames.

Além disso, é importante esclarecer que os profissionais de Odontologia da rede pública ou particular têm contato direto com os fluidos da cavidade bucal do paciente, além do risco promovido pelos aerossóis decorrentes da caneta de alta rotação utilizada nos consultórios e clínicas odontológicas. Ou seja, esses trabalhadores estão expostos ao risco de contaminação cruzada por trabalharem justamente com uma das principais vias de contágio, a boca. 

No início do processo de imunização em São Paulo, o CROSP reforçou através de ofício encaminhado ao Governo de Estado, sobre a importância da agilidade da imunização desses profissionais e têm se colocado à disposição para contribuir com o cumprimento do cronograma de vacinação. 

A autarquia coloca-se à disposição para abordar sobre os cuidados nos atendimentos odontológicos durante a pandemia e como os profissionais têm atuado no enfrentamento à Covid-19.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834