O envio de novo ofício pelo Ministério da Saúde (MS) sobre a vacinação contra a Covid-19 para os grupos prioritários da fase 1 tem gerado muitas dúvidas. Por isso, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) reforça que os profissionais de Saúde Bucal sempre estiveram incluídos nessa fase. A questão é que a definição na ordem de imunização, em razão das quantidades insuficientes de doses disponibilizadas até agora pelo Governo Federal, é de competência legal dos estados e municípios. Ou seja, o ofício confirma a necessidade de priorização desses trabalhadores, mas cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares devem sempre consultar as orientações de suas cidades.
Cabe tranquilizar ainda que, segundo o MS, todos os profissionais de Saúde dos estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais) deverão ser vacinados de acordo com a disponibilidade das doses, sendo priorizados, em primeiro lugar, aqueles que atuam na assistência direta ao paciente infectado pela Covid-19.
Confira aqui o ofício do Ministério da Saúde e acompanhe aqui alguns dos municípios paulistas que estão vacinando a classe odontológica.