O mundo está cada vez mais tecnológico e interligado. Diversos
recursos estão à disposição de todos, principalmente os relacionados às mídias
sociais. Justamente por isso, a 35ª edição do CIOSP colocou à disposição de
seus visitantes a palestra “O cirurgião-dentista nas mídias sociais”.
O cirurgião-dentista e blogueiro, Luiz Rodolfo May dos
Santos, falou sobre a internet, as ferramentas disponíveis e o comportamento
dos usuários. “O marketing antes da era digital era feito somente por
panfletos, calendários e coisas do tipo, o que dificultava a mensuração dos resultados
das ações. Atualmente, essas atividades estão mais fáceis e até mais baratas,
mas é preciso fazer um trabalho correto, de acordo com o código de ética”.
Santos também falou por onde o profissional pode começar “O interessante é que
o cirurgião-dentista separe, por exemplo, a página pessoal da profissional no
Facebook, utilize sempre conteúdos relevantes, use hashtags, e sempre interaja
com os outros usuários”.
Já a advogada do Conselho Regional de Odontologia de São
Paulo (CROSP), Roberta Rizzo, falou sobre como utilizar a internet de acordo
com as regras do código de ética da Odontologia. “Sempre falamos para o
profissional tomar muito cuidado com o que posta, pois a divulgação pode gerar
uma expectativa no paciente, e esse conteúdo pode ser considerado como uma
garantia de que aquele resultado será atingido, isso serve principalmente para
as fotos de antes e depois”. Roberta ainda falou sobre a importância de
consultar o código de ética antes de iniciar uma divulgação. “O código vai te
dizer três coisas: o que é obrigatório, o que é permitido e o que é proibido”. A
advogada finalizou falando sobre privacidade “Os cirurgiões-dentista devem
ainda zelar pela imagem e privacidade dos pacientes, evitando oferecer
diagnósticos ou consultas à distância, expor tratamentos e trocar informações sobre
os casos clínicos e corroborar com postagens vexatórias, que difamam o
paciente, os colegas e a própria Odontologia”.