Janeiro Branco

Enquanto componentes da Saúde, os profissionais da Odontologia precisam estar atentos não só aos cuidados bucais, como também à integridade de seus pacientes, equipes e de si próprios. O primeiro mês do ano, conhecido pela campanha de conscientização sobre a saúde mental Janeiro Branco, traz um lembrete e um alerta à classe da prevenção dos transtornos emocionais, com reforço ainda maior em meio à pandemia da Covid-19.

O Sistema Conselhos fortalece a campanha de 2021 com a temática “Pacto pela saúde mental: todo cuidado conta”, considerando os cenários impostos pelo novo coronavírus que transformaram a rotina de trabalho da Odontologia e todo o contexto do convívio social, afastando as pessoas fisicamente uma das outras e gerando grandes pressões sobre cada indivíduo.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), reforça que o cuidado com a saúde precisa ser universal, o que recai profundamente aos cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em Saúde Bucal que lidam diariamente no combate à Covid-19. “Completamos 10 meses de protocolos odontológicos específicos contra o coronavírus, em respeito à vida da população. Esse trabalho precisa de uma base sólida na saúde mental para tomada de decisão desde o consultório clínico até a liderança frente aos órgãos de fiscalização sanitária. É um trabalho conjunto, integrado e, sobretudo, humano. Todo cuidado conta”, destacou Juliano do Vale.

A campanha

Janeiro Branco é uma campanha criada em 2013 para enfrentamento e acolhimento das doenças mentais e emocionais. O Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde, é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Saiba mais em janeirobranco.com.br